De que forma histórias reais podem inspirar campanhas? Sem dúvida, a demonstração de sentimento exposta em qualquer página de revista pode chamar a atenção do leitor para que ele olhe para dentro de si mesmo e perceba qual a importância dele para mundo.

Para comemorar os 56 anos do Grupo RBS, o próprio lançou uma campanha de posicionamento inspirada em histórias reais que envolvem a paixão que move as pessoas e o mundo, suas transformações, crescimento e realizações, intitulada “Paixão por quem faz. Paixão por fazer.”

A partir dessas histórias reais, a campanha contará como a paixão mobiliza as pessoas à realizarem seus sonhos e transformarem sua realidade. Ao todo, serão 6 cases retratando a história de uma voluntária, um empreendedor, um viajante, uma manifestante, uma jornalista e um cinegrafista, que quebraram paradigmas para realizar aquilo que mais desejavam, colocando a paixão pelo que fazem em primeiro lugar.

Ter a vontade de tornar real aquilo que está apenas na sua mente, pode parecer simples para alguns, e de fato é, porém movimentar-se para que a paixão por algo saia da cabeça e se torne real, é para poucos, apenas para quem tem determinação e força de vontade. E é essa homenagem que a RBS fez para as pessoas que acreditam no poder de transformação do mundo, apenas idealizando e realizando aquilo pelo que são apaixonados. Aproveitando-se da campanha, a marca ainda apresenta sua nova identidade visual, que retrata fragmentos da vida e utiliza uma nova paleta de cores energizante: azul, laranja, verde e amarelo.

“É nosso aniversário e achamos a data ideal para lançar nosso novo posicionamento de comunicação. Vamos chegar aos nossos 56 anos com cara nova, que tem tudo a ver com nossa essência e nossa maneira de olhar para o trabalho, para as pessoas, para a vida e para aquilo que somos capazes de construir juntos” avalia Eduardo Sirotsky Melzer, presidente do Grupo RBS.

O novo posicionamento da marca ocupará seis páginas da revista Zero Hora deste sábado, incluso outros sete jornais do grupo que publicarão a campanha e ainda um texto-manifesto explicará o porque da marca adotar este novo conceito para se comunicar com seus públicos. Nas redes sociais, há uma interação com o próprio público que é convidado a contar suas histórias sobre este sentimento ao longo do semestre e na rádio um spot será lançado com a intenção de provocar os ouvintes a refletir sobre a paixão.

Para quem acha que sonha alto demais, que não põe fé naquilo que idealiza, que não se acha capaz de colocar em prática aquilo que lhe faz bem, as seis histórias da campanha são uma ótima motivação para perceber que a vontade de transformar o mundo a partir de uma paixão pessoal, pode ser tão envolvente capaz de tornar-se uma campanha publicitária.

Estudante de Publicidade e Propaganda da ESPM, a tecnologia, música e comportamento humano me encantam de uma forma especial. Apaixonada pela felicidade, acredito que um sorriso pode mudar completamente o dia de uma pessoa.