Não, o título não é uma piada. Existe um efeito dominó que conecta o 11 de setembro à produção de 50 tons de cinza com eventos diretos.
Quando as torres gêmeas caíram, em 11 de setembro de 2001, a tragédia impactou o mundo inteiro. É um dos poucos momentos na história recente em que todos se lembram de onde estavam e do que estavam fazendo quando souberam da notícia. Uma pessoa, em específico, estava em uma balsa em Nova York e assistiu os prédios desmoronando com os próprios olhos: Gerard Way.
Gerard Way estava no meio de centenas de pessoas que tinham familiares, amigos e conhecidos nos prédios. Ele estava cercado de uma onda de emoção que ele descreveu como nauseante, tamanha a força. E chegando em casa após presenciar a fragilidade da vida tão única e intensamente, ele decidiu mudar a maneira com que levava a sua própria vida. Decidiu começar uma banda, que hoje é lendária para todos que passaram por uma fase emo. My Chemical Romance foi criada apenas algumas semanas depois.
My Chemical Romance marcou gerações de adolescentes. Uma das pessoas impactadas pelas músicas do grupo foi Stephenie Meyer, que as ouvia enquanto escrevia os livros pelos quais hoje é famosa: a saga Crepúsculo. A música “I’m Not Okay (I Promise)” aparece até na playlist oficial que Meyer disponbilizou como a trilha sonora que toca em sua cabeça quando ela lê os livros.
A saga foi um fenômeno mundial. Os livros ganharam filmes e logo os inúmeros fãs começaram a se apropriar da história de maneiras criativas, incluindo fanfics. Fanfics é diminutivo de fan fictions, ou seja, ficções de fãs, que reimaginam certo universo, utilizando seus personagens para criarem as próprias histórias. Esse tipo de literatura foi extremamente popular nos anos 2010, junto à popularidade de Crepúsculo. Existem diversos sites de fanfics, e muitas se tornaram obras publicadas depois do sucesso nesses sites.
Uma característica infame de fanfics é que muitas são extremamente sexuais. Não importa qual a obra original, é quase garantido que existe uma fanfic explícita sobre ela em algum site. Uma fanfic desse teor baseada em Crepúsculo ganhou bastante notoriedade, e a autora foi incentivada a trocar os nomes de Bella e Edward e publicar sua história. Essa mulher é E. L. James e suas personagens agora são conhecidas como Christian Grey e Anastasia Steele nos livros (que ganharam filmes) “50 Tons de Cinza”.
Ou seja, sem a queda das torres gêmeas, não haveria My Chemical Romance. Stephenie Meyer teria fontes diferentes de inspiração e sua obra final não seria a mesma, alterando também as produções a partir dela e “50 Tons de Cinza” talvez nunca tivesse existido. É possível afirmar sem nenhum absurdo que “50 Tons de Cinza” é uma consequência da tragédia do 11 de setembro de 2001 e que você pode agradecer Bin Laden – ou George Bush, dependendo das teorias que você prefere – por essa trilogia.
Você precisa fazer login para comentar.