So many dumb ways to die…
E você se pega cantando a música que embala a campanha mais premiada do Festival de Cannes até agora. E por que ela funciona e está varrendo os prêmios?
Criada para a companhia de metrô da Austrália, que queria reduzir o número de acidentes em suas linhas, “Dumb Ways to Die” está sendo o sucesso deste ano por aqui. É unânime: não há quem não concorde que os personagens são assustadoramente fofos. A McCann Melbourne, agência responsável pela campanha, disse ter se deparado com “mais um briefing” e decidiu torná-lo um desafio para seus criativos. Foi aí que bichinhos que morreram de formas estúpidas dão vida à divertida campanha. Na primeira semana, o vídeo no youtube já tinha mais de 25 milhões de acessos, foi assunto para programas de TV, ganhou um Tumblr “viral”, foi o vídeo mais compartilhado, sua música virou hit do iTunes e subiu nos charts em mais de 20 países. Não para por aí: aplicativo para smartphones, karaokê nas estações de metrô, cartazes e o principal: interagiu com o target.
Quando se deparam com um assunto sério, notamos que há uma tendência das agências em fugir do tom pesado e dramático. É ruim cobrar seus receptores ou causar o famoso peso na consciência. Dumb Ways to Die entrega a mensagem e a faz de modo divertido e inteligente. Até agora, já levou Grand Prix de PR, Grand Prix de Direct, Ouro em Press, Ouro em Radio, Ouro em Cyber e promete mais até o fim da semana. O sucesso não se limita aos prêmios – a Australia Metro disse que seus acidentes reduziram em 20% quando comparado ao mesmo período do ano anterior. Assista:
O dia também premiou as categorias Design, Press, Radio e Cyber. Os destaques entre os ouros de Design foram Share a Coke, Loja Vazia, Nike Interactive Window, Uniqlo Dry Mesh e o Grand Prix Auchan Selfscan Report. Para Press, o júri foi liderado pelo brasileiro Marcelo Serpa e premiou com ouro diversas campanhas, entre elas Volkswagen Original Parts, Comedy Central, Penguim Group Headphones e o Grand Prix Apple Mini iPads. Já alguns dos outros de Radio foram para Unilever, Lego, Prime e o Grand Prix para Dumb Ways to Die. Os destaques entre os outros de Cyber foram McDonald’s Our Food Your Questions, Nike Kinect Training e dois Grand Prix para Oreo Twist e Intel Beauty Inside.
Amanhã tem mais premiação, quem espera até lá? Ah, última coisa: ontem eu disse que aqui em Cannes as coisas simplesmente acontecem. Hoje no palco da premiação me deparei com essa cena: Marcelo Serpa, David Droga, Jack Klues, Dan Wieden, Mark Tutssel, Tony Granger, John Hegarty, Shelly Lazarus, etc. E aí?
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