Se alguém algum dia lhe perguntasse qual é a profissão que mais exige habilidade, reflexos e coordenação motora, o que você diria?

As chances da resposta ser “Piloto de Caça” talvez sejam um pouco mais elevadas que a grande maior parte das outras profissões. O estresse, os intervalos de tempo ínfimos em que muita coisa deve acontecer, a coordenação para se entender milímetros do espaço a sua volta.

Impensável que uma pessoa aposentada fosse tentar começar nessa nova carreira, certo?

A não ser que sua carreira anterior fosse ainda mais pesada e que a perda de poucos milissegundos no tempo de resposta ao longo dos anos causa a desgraça.

Essa é a história de Lim “BoxeR” Yo-hwan, jogador profissional de StarCraft 2, que anunciou sua saída do mundo dos games quando foi chamado para as Forças Aéreas da Coreia do Sul em 2006, com 26 anos.

boxer

Lim começou a jogar profissionalmente em 2000, tendo recebido a medalha de ouro em seu game por dois anos seguidos no World Cyber Games, em 2001 e 2002 além de muitos outros prêmios.

Ao ser chamado para o exército, já era uma verdadeira celebridade, aparecendo em programas televisivos e tendo conquistado uma verdadeira fortuna em patrocínios e prêmios, o que permitiu uma renda bastante semelhante a uma aposentadoria.

Ao receber a dispensa Lim até tentou voltar a jogar, mas a diferença de reflexos para com os novos cyberatletas o fez desistir. Estava aí a prova de que os requisitos de um simples game eram mais altos do que os esperados para uma profissão tradicionalmente difícil.

starcrasft2

StarCraft 2 e um game de estratégia em que jogadores podem escolher entre 3 raças que guerreiam para dizimar uma à outra. Parece fácil, mas adicione aí toda a rede de recursos que deve ser administrada para que o exército possa funcionar, o fato de não se ter conhecimento das estratégias do inimigo e todas as possibilidades de ações tanto de ataque quanto de defesa que o game torna-se um simulador estratégias de guerra de razoavelmente verossímil.

starcraft2

Basicamente é um jogo de xadrez em que além da estratégia de ataque, deve-se coordenar a geração e consumo de recursos para sobreviver.

Ah, e também em tempo real (diferentemente do Xadrez que funciona em turnos), com jogadores profissionais executando até 300 ações por minuto. Um comentarista de partidas profissionais uma vez fez a seguinte comparação: “É igual tocar piano em uma peça complexa com toda uma orquestra, mas que qualquer pequeno erro faria toda a orquestra parar e o concerto terminar”.

O StarCraft 2, aliás, é chamado por muitos acadêmicos da “drosófila das neurociências”, uma vez que é objeto de estudo de uma quantidade muito acima da média de estudos na área.

Nos EUA, o tradicional canal de esportes ESPN já havia feito algumas matérias sobre os e-sports, esportes eletrônicos, no passado, como quando teve um programa inteiro dedicado ao Campeonato Internacional de Dota 2 de 2014, cujo prêmio para o primeiro lugar eram inacreditáveis 5 milhões de dólares.

dota2prize

Nessa semana houve, pela primeira vez, a transmissão na íntegra de uma partida digital em um canal de televisão de esportes. A partida em questão foi a final universitária do MOBA Heroes of The Storm, da desenvolvedora de StarCraft e WarCraft, Blizzard. de nome Heroes of The Dorm (referência aos dormitórios universitários).

espn_hoD

Esse encontro do mundo dos esportes com o mundo digital levanta muitas questões, como se em um esporte intelectual a distinção de gênero ainda se aplica (afinal, um dos melhores jogadores de StarCraft 2 da atualidade não é um cara!) e se realmente encarna a definição tradicional de esporte.

Mas uma coisa é inegável: é um campo cada vez mais promissor.

Minha barba. Minha vida.