Imagine não poder diferenciar o verde da grama, o vermelho das flores e o azul do céu. Ou ver apenas em preto e branco. Triste não? Foi por isso que os funcionários da EnChroma desenvolveram lentes para óculos que permitem os daltônicos a distinguir cores (ou até mesmo vê-las pela primeira vez).

Apesar do potencial de mudar a vida dos 300 milhões de daltônicos espalhados pelo mundo, a tecnologia ainda é pouco conhecida e por isso a EnChroma se juntou com marca de tinta Valspar e lançou a campanha “Color for the colorblind”

A campanha também incentiva pessoas a compartilhar historias sobre a ausência de cor.

A EnChroma disponibiliza vídeos de testemunhos e analises sobre o produto no seu site.

 

Segundo a própria empresa, a tecnologia usada é simples e funciona na maioria dos casos (80% para ser mais exato): as lentes filtram as ondas e separam as cores, impossibilitando a mistura que resultaria em um tom marrom.

Em um futuro próximo, a marca pretende produzir também lentes de contato e lentes polarizadas.

lentes

Imaginem o que o artista daltônico José Benedito Ferreira faria com os óculos.

O pintor proporcionou a experiência inversa no inicio do ano quando expôs 48 quadros que mostram como alguém que tem a deficiência enxerga o mundo e quando questionado sobre suas refêrencias de cores ele respondeu “Tenho fotografias do céu, de árvores, e copio as cores que vejo para utilizá-las de forma correta”.

jose

Emocionante, não?

A menina que não sabe o que escrever.