O cenário estético brasileiro sempre foi muito interessante para o mercado de Games. Em diversos jogos podemos ver favelas e cidades brasileiras retratadas, desde Counter Strike e MW2, jogos de tiros que apresentam mapas em favelas do Rio de Janeiro, a Max Payne 3, que se passa grande parte nas ruas de São Paulo. A questão é que todos esses jogos acabam sendo uma visão estrangeira de como é a cidade grande brasileira, dentro de um clichê que toda periferia no Brasil é igual à Favela da Rocinha. A betagames Group, um estúdio brasileiro de games independentes está fazendo um jogo que promete maior verossimilhança com o cenário urbano brasileiro, o “171”, conhecido popularmente como o GTA brasileiro.

Screen Shot 2017-05-29 at 5.47.00 PM

“171” é o primeiro jogo de mundo aberto que se passa em uma cidade brasileira, nesse caso é baseado em cidades do Estado de São Paulo, com áreas que imitam bairros paulistanos de classe mais pobre até as mais endinheiradas.

171-game-brasileiro-mundo-aberto-2-694x420

O jogo ainda está em desenvolvimento. Os cenários estão sendo aprimorados e não há uma história bem definida. Contudo sabemos que o personagem principal é Nicolau Souza, um jovem da periferia que luta para tirar seus irmãos usuários do mundo das drogas, combatendo alguns inimigos como gangues e policiais. O jogo, apesar de ser inspirado no GTA, tem uma narrativa com uma moral diferente, e não constrói uma imagem de anti-herói envolta da personagem principal.

171-game-brasileiro-mundo-aberto-1-696x364

Os cenários são muito bem desenvolvidos, com detalhes que retratam muito bem a estética urbana brasileira.

O jogo é o segundo do estúdio independente, que está desenvolvendo o game a partir de investimento próprio e de doações de jogadores e empresas. Para ajudar o grupo de 9 garotos a tornarem esse sonho possível, basta fazer alguma doação aqui.

herois-do-game-brasileiro

 

O menino alto apaixonado por desenho, música, comida e viagens. Canal Off, eu te amo.