Sinapse por Fernanda Belk, 03/09/09 

fute2

Depois de algum tempo, lá vem a Copa do Mundo de novo. Esperar quatro anos gera muita expectativa, pelo menos para mim. Que vai ser a primeira copa do mundo a ser realizada na África, todo mundo sabe, mas a pergunta que fica é:  O país estará preparado?

 

A Copa das Confederações desde ano mostrou uma parte, talvez uma premonição, do que poderá acontecer durante a copa ano que vem (inclusive a vitória do Brasil). Brincadeiras a parte (mas eu realmente quero que a vitória do Brasil seja uma das premonições mesmo), muitas coisas importantes aconteceram neste teste. Muitas pessoas tiveram pertences furtados, a violência continua e vem aquela sensação de que não há muita coisa sendo feita, por mais que esteja. Há, ainda, problemas nos estádios, transporte, hospedagem, e a quantidade de greves sendo realizadas. Porém, não dá para esquecer que existe um pouquinho menos que um ano para mudar este cenário. Muita coisa ainda vai mudar.

zakumi5

A FIFA precisa ficar atenta, pois a copa do mundo é como se fosse uma marca, ou produto,  que é rodeado por muito dinheiro, muitas empresas e pessoas. Qualquer piso em falso significa a perda de capital, patrocinadores e visibilidade. Sediar a copa na África do Sul gera um apelo cool, entretanto é necessário estar sempre acompanhando de perto o que acontece, para ter tempo de contornar a situação se houver situações de crise ou risco, como greves e acontecimentos negativos. 

E essa atenção tem que existir porque muitas empresas estão se mobilizando e criando ações voltadas para a Copa 2010. A Globo, por exemplo, já comercializou cotas somando R$ 244,8 milhões,  de patrocínio para os jogos do ano que vem. As empresas, por enquanto, foram Coca Cola, Vivo e Banco Itaú.

Já o canal Sportv fechou patrocínio com AmBev, HSBC, KIA, Castrol, Mc Donald’s e Visa. As empresas, cada uma,  terão o direito de veicular 10.970 inserções na programação do canal. As veiculações começarão em abril. A emissora, em vista de se preparar para a copa do mundo, lançou novidades em sua programação como Na cara do Gol, Pisando na Bola, e aumentou a duração  do Redação Sportv. Para a exibição dos jogos, contará com a cobertura em mais dois canais, Sportv 2 e Sportv HD.

Coke- World Cup 2010

Em termos de audiência, a FIFA espera índices semelhantes aos da Copa de 2006. Um problema que foi apontado é que muitos países não tem como coletar informações de audiência, sendo assim fica difícil saber em números absolutos os índices de audiência. 

Umas das gigantes que está patrocinando a Copa é a Britsh Petroleum, que fornecerá combustível para todo o período dos jogos, é uma multinacional que esta inserida no setor de energia. A Campanha, criada pela Ogilvy JHB, “BP AS United- Beyound 2010”, se apresenta como uma série de vídeos em que há jogos de futebol.

“BP SA United – Beyond 2010”

A Copa do mundo é uma grande oportunidade para empresas aumentarem o share of mind e associarem seus produtos com coisas positivas. Vale conferir o que as gigantes estão aprontando.

 

TwiiiiitterrING xD @fefebelk@NewronioESPM