Sabe aquela palavra que você decora para falar no bar pra mostrar que é cool e antenado? Bom, se você é antenado mesmo, na próxima reunião de amigos você soltará um: Whuffie. Mas se você nunca ouviu falar disso, não tem problema, aqui vai uma ajuda.

A palavra Whuffie tem aparecido com freqüência na internet e foi citado no Intercon 2008 pelo Cris Dias. Ela vem de um livro de ficção-científica chamado “Down and Out in the Magic Kingdom”, de Cory Doctorow, no qual whuffie era uma moeda de troca para reputação.

No mundo real, a palavra passou a ser usada com o mesmo propósito. Whuffie Score seria uma medida – no estilo metro, quilo, litro – para dizer o quanto você tem de credibilidade/influência/fama no mundo virtual.

Mas como não dá para fazer um padrão Whuffie de platina e colocar em um museu, é preciso encontrar outras formas de medi-lo. A quantidade de vezes que um nome aparece no Google, por exemplo, é um dos principais indicadores de Whuffie.

Outro fator que mostra que alguém está cheio dessa moeda é o reconhecimento pelo mundo real da sua importância no mundo virtual. Cada vez mais blogueiros estão sendo convidados para grandes eventos em diversas áreas e se tornando famosos através de seus blogs.

Para ganhar Whuffies, é preciso ter network, ser notável, fazer boas ações, ser parte ativa de uma comunidade, saber escutar e entender o que as pessoas estão querendo e estar atento às tendências do momento.

Agora uma dúvida. Se, na nossa economia, o troco do Real é a balinha, o troco do Whuffie seria post?

Marcela Alvarez, 29 de outubro às 17:05h.