Essa história de que pai trabalha fora e mãe cuida da família já é muito, muito ultrapassada, certo?

O novo comercial da Whirlpool, criado pela DigitasLBi, mostra um pai dedicado a uma tarefa que normalmente é mostrada sendo feita pela figura materna: Preparar o lanche dos filhos.

Um comercial que serve para repensarmos a atribuição de algumas ações unicamente a um sexo e, principalmente, mostrando o cuidado afetivo que a figura paterna também demonstra com seus filhos.

Veja o comercial completo a seguir:

Assistindo ao filme da Whirlpool, é impossível não lembrar da cena do filme Kramer vs. Kramer (ganhador do Oscar de Melhor Filme em 1979 e cujos protagonistas, Dustin Hoffman e Meryl Streep também receberam estatuetas por suas atuações) em que Ted Kramer (Dustin Hoffman) prepara – na verdade, tenta preparar – o café da manhã para seu filho logo após a mãe, Joanna Kramer (Meryl Streep), deixá-los.

A cena é fantástica (e o filme também) e, quem sabe, tenha sido uma inspiração de alguma maneira para o comercial da Whirlpool. Veja a seguir a cena de Kramer vs. Kramer:

É fantástico vermos que, ao contrário do mostrado no filme, 36 anos depois podemos entender que esses papéis pré-definidos não cabem na sociedade atual. Na cena do filme, Dustin Hoffman afirma de maneira irônica que ele agora é responsável por trazer a comida para casa e também por prepará-la, insinuando de certa maneira que essa seria a função da mulher. No comercial da Whirlpool, ao contrário, vemos um homem exercendo com carinho essa função.

Por fim, temos um incrível comercial da Whirlpool que serve para desmistificar/desconstruir estereótipos que (como vimos na cena de Kramer vs. Kramer) ainda perduram tanto tempo depois.

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.