Vamos lá: Tem uma figurinha quadrada morando num castelo amarelo e buscando um cálice que fica mudando de cor enquanto é perseguido por uns dragões esquisitnhos. Por mais que esse jogo pareça simples (e, para os padrões de hoje, realmente seja), essa aventura representa uma revolução no mundo dos games.

O bichinho amarelo (vamos chamá-lo assim) viaja por labirintos buscando objetos que aparecem em lugares aleatórios e batalha com 3 dragões de personalidades diferentes em Adventure, criado por Warren Robinett.

adventure
Tela inicial do jogo Adventure

Adventure é um dos jogos mais influentes da história e pode-se dizer que Robinett criou os jogos de aventura, além de ter inaugurado inúmeras fórmulas que hoje são corriqueiras e praticamente ignoradas pelos jogadores.

O jogo foi feito na época de Space Invaders, onde os jogos todos se passavam em uma única tela. Warren Robinett foi quem criou a ideia de um jogo que se utilizava de inúmeras telas, cada um representando um local diferente. Segundo Robinett, ele não pretendia criar um mundo maior do que a tela, mas foi obrigado a fazê-lo.

warren-inline-ft-660x440
Warren Robinett clicado pelo site Wired.

Por limitações da plataforma (o videogame Atari) o jogo teve de ser bastante condensado e simplificado, mas ainda assim era bastante complexo para a época. Além de ter nos dado o primeiro EASTER EGG (uma espécie de mensagem ou piada escondida em algum enredo) da história dos games.

Ao entrar em uma sala do jogo você veria a frase: “Created by Warren Robinett”.

Adventure_Easteregg

Para um jogo feito em 1979, imagine mais de 30 telas em um só game e que até os dragões transitavam entre elas (podendo surgir do além e te engolir). Dê uma olhada no mapa da primeira fase, abaixo.

Adventure-Variation1E o mais importante: Existe uma versão online (que só tem a primeira fase, infelizmente). Para jogar, clique aqui. É meio difícil e complicado, mas com certeza vale a tentativa!

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.