Quem nunca pensou em um amor não-correspondido ouvindo os versos “Every breath you take, every move you make, I’ll be watching you”? Agora imagine-os sendo usados por um cara mal encarado, sob uma atmosfera tensa, em tom de ameaça. Ela mudou completamente o sentido.

O contexto é tudo, isso não é novidade para ninguém, e não se exclui para músicas. Agora imagine montar um história colocando versos de músicas que todos conhecem, como sendo suas falas em contextos totalmente diferentes daqueles que costumamos relacioná-las.

Música, ás vezes, funciona como fotografia: traz lembranças. Elas são tão nítidas que passam na nossa mente como se fossem um filme. Todo mundo tem sua trilha sonora particular. Essa conexão é relativa, mas as relações feitas por pessoas diferentes costumam ser próximas, já que a própria música tem sua história pra contar e a imaginação do ouvinte acaba não fugindo muito daquele enredo.

Tirar essas músicas que todo mundo conhece de seus contextos causa um grande estranhamento, o que torna a experiência divertida. Fugindo da história que elas contam, não sabemos o que vai acontecer, não conhecemos esse roteiro.

A Radio Aalto proporcionou essa experiência através de um vídeo muito divertido, deixando a letra das músicas falarem e contarem uma nova história.

O filme é da finlandesa 358.

 

Música, música e música.