É isso aí! Estou no velho mundo, mais precisamente em Oxford (Reino Unido) participando do Congresso Video Game Cultures and the Future of Interactive Entertainment. Esta é a sétima edição do congresso; estive aqui ano passado e foi uma experiência brilhante na área de gaming studies.

O congresso reúne pesquisadores do mundo inteiro e, este ano, fui convidado para ser chairman da sessão “Player Behaviours”, além de apresentar um artigo sobre design iterativo aplicado para games em plataformas mobile.

O primeiro dia teve apresentações bastante plurais em seus temas e bastante instigantes em seus conteúdos para discussão. Alguns destaques do dia 1 que selecionei foram: A) Ludic narratology: creating a theory of structure in choice-based video game narratives; B) Aristotle goes to árcade: the ethics of videogames, false pleasure and the good life; C) Skyrim as a multi-disciplinary pedagogic tool; D) What video games are: an application of Dantos’s theory of art.

O que é excelente de um encontro como esse: a discussão em profundidade de conceitos de games e conceitos de outras áreas aplicadas aos games. O congresso gera um belo e-book no final com todos os artigos dos participantes, mas por enquanto você pode dar uma conferida nos resumos aqui

O clima da universidade antiga e as grandes salas para os grupos de estudo são um belíssimo componente para a atmosfera do evento. Em outro post falarei mais sobre outras apresentações e sobre o meu trabalho por aqui.

#GoGamers

foto_vince

Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.