Não é novidade para ninguém a maneira como Dove anuncia seus produtos, porém é inacreditável como a marca consegue inovar em cima de um mesmo conceito: autoestima.

A nova campanha global traz as reações de mulheres comuns ao comparar a imagem que elas têm de si mesmas frente a imagem que os outros têm delas. Para isso, sete mulheres foram convidadas a fazer uma espécie de retrato falado, descrevendo suas características para Gil Zamora, artista forense do FBI. Depois de descrever elas mesmas, outras pessoas, desconhecidas, fizeram o mesmo. No final, elas foram chamadas para comparar a descrição delas por elas mesmas e por desconhecidos, comprovando, assim, que são mais bonitas do que pensam.

Em um vídeo emocionante, Dove consegue extrair de nós mesmas, consumidoras ou não do produto, confiança, fazendo-nos acreditar que a beleza está ali, todos conseguem ver, menos nós mesmas, enganadas por nossa visão crítica e cética.

A marca já promoveu a autoestima de várias outras formas, apelando até para a percepção de beleza de meninas. A campanha é de 2007, mas vale a pena comparar com a atual.

A Unilever, que é responsável pelas propagandas da Dove, também é responsável pela comunicação do Axe e, bem ao contrário do “Você é mais bonita do que pensa”, esse produto traz o conceito “Acumule mulheres”. Extremamente machista, esses anúncios falam exatamente o que o público, ao qual é destinado, quer ouvir. Assim, acaba na contradição, provando que um discurso bonito, também procura o lucro.

Estudante da ESPM e aspirante a publicitária e comunicóloga. Adora escrever qualquer coisa que não seja sobre ela mesma.