Sinapse por Danilo, 20/05/2010

Ainda pouco conhecida e utilizada, pelo menos pelos brasileiros, o Foursquare é uma ferramenta que vem ganhando espaço por aqui e você deve ficar de olho. Para quem não conhece o Foursquare, aqui vai uma prévia gurizada.

Foursquare é uma rede social baseada em geolocalização, e daí? E daí que quando você utiliza a ferramenta, é possível listar os lugares próximos da localidade que você está naquele momento. Difícil ainda? Pois bem, vocês irão entender melhor a seguir.

Ontem, quando estava em minha jornada de ida para o trabalho e, você que utiliza metrô ou trem já percebeu que as pessoas estão cada vez mais conectadas no celular, sendo uma dessas pessoas e estava brincando de dar “check in” no Foursquare.

Quando você “dá check in” no Foursquare, você informa aos seus amigos a real localização que você está e quanto mais vezes você faz isso em diferentes lugares você ganha “badges”, são emblemas/medalhas que são incluídas em seu perfil por descobrir e estar nesses lugares e não pára por ai, quando você consegue o título de Mayor significa que você é o nerd que mais brincou de dar check ins naquele lugar. Sentiu a “competiçãozinha” ai né?

Beleza, já rolou brincadeiras como “Hey, I am here. Rape me pls”, fato que estamos cada vez no expondo mais, mas a ferramenta tem a opção de esconder seus “check ins”, e mesmo assim existem pessoas com aversão ao uso dela.

Mas e aí Danilo, o que tem de mais nisso e por que devo me cadastrar no Foursquare? Se você é um nerd e usa seu 3G só para as redes sociais, agora você pode ganhar uma macarronada de graça. Sim, na faixa galera!

De volta à jornada e brincando de “check ins”, quando estava passando perto da Alameda Santos, identifiquei que a rede de fast food Spoleto decidiu incluir ações no Foursquare em sua verba de marketing.

E como funciona? Na promoção realizada, quando um usuário chega ao estabelecimento e faz o “check in”, o primeiro cliente com o título de Mayor (o pentelho que mais deu check ins lá) que aparecer na sexta-feira e mostrar seu título no balcão, leva uma macarronada como prêmio, simples assim. E aí, pensando em se cadastrar no Foursquare?

A princípio, a empresa iniciou esta ação em 6 restaurantes de São Paulo e Rio de Janeiro, mas ela espera estender essa promoção para os outros 230 restaurantes do Spoleto.

As lojas que estão com essa promoção estão situadas na av. Faria Lima, Shopping Villa Lobos e Alameda Santos, em São Paulo. No Rio de Janeiro, participam as lojas de Botafogo Praia Shopping, Pedro Lessa e Rio Branco. A promoção vale até o dia 31 de julho.

Mais informações no endereço http://www.spoleto.com.br/index.php/foursquare

Você já deve ter percebido que as redes sociais baseadas em geolocalização estão ganhando atenção das empresas como ferramenta de marketing, ainda duvida?

Twittter: @NewronioESPM