Se você passa horas no Facebook, não consegue sair do Instagram ou sempre precisa twittar alguma coisa, cuidado! Alguns comportamentos nas redes podem acabar por transformar esses hábitos comuns em viciantes, e podem até impulsionar uma doença já conhecida como Distúrbio das Mídias Sociais.

As hashtags “likesforlikes”, “sdv” e “5likes”, por exemplo, estão contaminando o Instagram e no caso do famoso – e chatíssimo – “segue de volta” o Twitter também. Mas, porque essa necessidade de likes e followers? Porquê isso anda preenchendo a vida de muitas pessoas?

Na verdade, antes mesmo das redes sociais e desde sempre, as pessoas têm a necessidade de uma aceitação social, que agora pode ser concretizada com os likes. Recentemente, essa discussão levou a Universidade Freie Universität, em Berlim, realizar um estudo para entender melhor esses comportamentos.

O resultado não foi tão surpreendente assim: likes nas redes sociais podem viciar! Isso mesmo, você pode acabar viciado na sensação de receber um like. O mais interessante é que como essa sensação não tem um padrão definido e não lhe permite nenhuma certeza, ela acaba por se tornar mais viciante ainda.

O que acontece, segundo a pesquisa, é que o seu cérebro não consegue reconhecer e prever essa situação, ou seja, não consegue antever quantos likes ou quais likes você terá em sua foto, deixando essa brincadeirinha muito mais divertida e obsessiva.

 

 

Estudante da ESPM e aspirante a publicitária e comunicóloga. Adora escrever qualquer coisa que não seja sobre ela mesma.