Como já apresentado em um post anterior, a Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) está realizando uma parceria com o Sport Club Corinthians Paulista, a fim de promover um processo seletivo em que os alunos da faculdade passarão por provas e dinâmicas até que 5 finalistas terão a oportunidade de estagiar durante seis meses no marketing esportivo do time.

Ontem (9), ocorreu uma palestra muito interessante onde foi dada a largada para esse projeto, contando com grandes nomes do marketing do Corinthians e da publicidade como Luís Paulo Rosenberg, Washington Olivetto, Celso Unzelte e Caio Campos que discutiram sobre a importância desse novo passo na vida do clube e da instituição estudantil.

A idéia principal da palestra além de desenvolver explicações sobre o projeto, foi contar aos interessados o verdadeiro motivo pelo qual o Laboratório Avançado está sendo realizado: Falta gente para trabalhar com marketing esportivo no Corinthians. Com esse fim, justificaram que será um campo de trabalho em que os alunos é que farão a diferença.

Ao longo da palestra foram ressaltados muitos pontos sobre os objetivos de trabalhar nessa área de marketing, sempre deixando muito explicito que a Fiél, os 30 milhões de torcedores, é o que faz o time tomar as decisões mais adequadas.  O grupo de marketing do Timão está sempre disposto a apoiar a tomada de novas iniciativas, desde que essas promovam a marca Corinthians e agradem a torcida, uma vez que o torcedor corintiano difere-se dos demais pela sua relação tão intensa e respeitadora com os demais torcedores do mesmo time.

Os investimentos no setor de marketing são tão bem desenvolvidos que já são mais de 120 lojas com a marca “Corinthians” por todo o país. Além do Engajamento Social, o qual o setor abraça todas as causas como saúde, combate a violência e a fome, há também o sucesso de campanhas como “Eu Nunca Vou Te Abandonar” (quando o Corinthians caiu para a segunda divisão em 2007) e a retirada das estrelas da camisa do time afim de provar que o torcedor corintiano não se importa apenas com os títulos, mas sim com a religião corintiana.

Ao falar sobre a internacionalização da marca e do time, disseram que não há como não serem reconhecidos internacionalmente já que ganharam um grande destaque na final do Mundial que disputaram no Japão no final de 2012 e que agora estão investindo muito na China, pois o país tem “a cara do Corinthians”.

bolo

A importância com a escolha da faculdade para realizar essa parceria foi tão grande que Rosenberg brinca com os alunos: “Nos irritaria muito que  a ESPM ‘tivesse’ uma parceria com um time menor”.

Estudante de Publicidade e Propaganda da ESPM, a tecnologia, música e comportamento humano me encantam de uma forma especial. Apaixonada pela felicidade, acredito que um sorriso pode mudar completamente o dia de uma pessoa.