Recentemente para comunicar o lançamento do Smart Fortwo Cabrio, novo modelo conversível, a marca lançou uma campanha, desenvolvida pela agência BBDO Berlim, que apresenta a assinatura: “Open for anything” (Aberto para tudo). Essa campanha é uma tentativa de posicionar o novo conversível da Smart como uma opção divertida e completa para as novas gerações de motoristas, por meio da relação metafórica entre o carro ser “aberto” (por possuir uma capota conversível) e as pessoas dentro do veículo serem sinceras e autênticas.

Uma peça dessa campanha aplicada no ambiente virtual é a gravação de uma série de testes-drive no qual para completar o percurso o motorista, ligado a um detector de mentira, é submetido a uma sessão de perguntas de um parente próximo.

Outro comercial da campanha é intitulado “First Date” (Primeiro Encontro), o qual, traça um paralelo entre a facilidade de abrir a capota do veículo e a rapidez com que a garota revela seus planos para o futuro da relação do casal que acabá`conra de se conhecer.

Não acaba por ai! A campanha “Open for anything” abrangerá todas as mídias disponíveis incluindo a inovação na experiência de realizar o test-drive, nas principais concessionárias das grandes cidades europeias como Berlim, Zurique, Londres e Bruxelas. Será oferecida a experiência de um test-drive virtual, por meio de óculos de realidade aumentada, onde é possível vivenciar o verão, mesmo estando no inverno da Europa, destacando assim a característica conversível do modelo.

Com pouco tempo no mercado brasileiro em comparação as grandes montadoras, a Smart (integrante do grupo Daimler AG), iniciou a venda de seus carros extremamente compactos e econômicos no Brasil em 2009. Entretanto, desde sua chegada no nosso país a marca apenas veiculou prints em mídias impressas, o que demonstra uma postura diferente da adotada fora do Brasil, onde podemos encontrar diversas campanhas nas mais variadas mídias.

A marca está cada vez mais presente no cotidiano dos brasileiros, principalmente nos grandes centros urbanos como São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte. Quem sabe assim, em pouco tempo poderemos nos deparar com as campanhas da Smart no nosso país.

Texto de Wagner Miyasaki e Luiz Augusto Callonere Cerqueira

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