Todos os dias, vários aplicativos são descontinuados e substituídos por novos, que foram criados com o mesmo benefício. Assim como aconteceu quando o Facebook e outras redes sociais surgiram e acabaram deixando o Orkut a sete palmos abaixo da terra. Um dos grandes nomes como o Vine, o qual ajudou muitos youtubers a ter visibilidade, também não conseguiu acompanhar outras redes como Snapchat e Instagram e teve o mesmo destino.

Mesmo assim, as pessoas ainda tem muitas lembranças e questionamentos sobre alguns programas de computador que sumiram. E, foi assim que surgiu o site Product Graveyard, criado pelo designer Duong Nguyen, um cemitério online onde é possível encontrar os apps que foram extintos.

Screen Shot 2017-08-24 at 5.17.03 PM

Nesse site, cada app têm sua própria lápide que contém a data de quando foi criado e quando parou de funcionar, a causa da “morte” e a descrição sobre a função quando ainda era usado. Para confortar as pessoas que utilizavam muito desses, o site também mostra opções de novos aplicativos que têm semelhantes funcionalidades dos antigos.

Há também a oportunidade para que as pessoas sugiram alguns aplicativos que foram desatualizados mas não estão presentes no cemitério online. Apenas acessando “Submit Autopsy Report” no início do site.

A ideia é ser um memorial trazendo a nostalgia e dar a oportunidade para as pessoas entenderem o que aconteceu com os seus tão amados aplicativos.

Dark Amanda: a melhor pessoa que você vai conhecer.