O cineasta Brett Morgen (indicado ao Oscar por On the Ropes) se juntou a Courtney Love, a atriz e roqueira viúva do cantor, e Frances Bean Cobain, única filha do casal, para fazer o documentário “Montage of Heck”, que mostra uma abordagem mais humana do cantor.

Sobre aceitar o projeto, o cineasta diz o seguinte: “Como a maioria das pessoas, eu estava um pouco cínico se existia ou não mais alguma coisa para ser contada ou discutida em relação a Kurt Cobain, mas logo descobri que havia muito para ser contado e discutido sobre ele. Até agora, tivemos alguns documentários feitos e alguns livros escritos, mas nenhum deles incluía nem estava aberto a incluir o que nos atrai ao Kurt, que é sua arte e sua música.”

Faz quase 25 anos que o clipe e a canção “Smells Like Teen Spirit” foi lançada alçando o rock alternativo diretamente para o mainstream tamanho o seu sucesso, mas o mais incrível é a figura de Kurt ter se mantido um ícone mais de 20 anos após sua morte e pelo pouquíssimo tempo que ele teve de carreira. Ele foi tão representativo em vida que se tornou um mito, além de sua morte que de uma maneira trágica complementa o que sua obra queria dizer.

A seguir, o trailer do documentário sobre Kurt que tem produção da HBO.

O documentário estreia na HBO dos E.U.A. na próxima segunda-feira, dia 4 de Maio.

Sai sempre de casa com uma palheta, uma câmera e um livro.