Semana passada a Uber quebrou a internet com sua última atualização.

Pela segunda vez nos últimos três anos a marca fez uma grande reforma na sua comunicação, e muito mais que uma atualização a Uber anunciou um rebranding completo que chamou atenção pela simplicidade e minimalismo.

Com mudança na fonte, estilo e logo, a nova identidade visual despertou opiniões diversas. Com linhas mais curvas e letras mais juntas, podemos ver uma Uber totalmente diferente do logo antigo, que também soletrava o nome da marca, porém com todas as letras em maiúsculo e linhas mais retas, evocando o clube corporativo dos membros raiz do serviço de transporte urbano.

Mas existe uma explicação por trás dessa mudança toda. Wolff Olins, diretor criativo responsável pelo rebranding, percebeu que a Uber já não se restringe somente as grandes cidades, e muito menos aos meios corporativos. O serviço agora é global e está tanto nas grandes empresas do Vale do Silício, quanto no trânsito maluco da Índia por exemplo.

Por sua vez, Wolff Olins desenvolveu um design que comunique com todo o mercado da marca. A palavra Uber continua, porém o “U” maiúsculo com as outras letras minúsculas torna a palavra mais legível para todos, já que é mais fácil ler letras de diferente formas e tamanhos. Além disso o destaque na primeira letra da palavra permite que o cérebro digitalize a palavra, até mesmo se a grafia estiver errada, deixando a marca mais resistente a erros ortográficos. Já as formas arredondadas fazem todo o logo parecer mais amigável, menos masculino e corporativo (aliás a Uber não é a primeira a adotar essas técnicas, Google e Airbnb seguem o mesmo estilo).

Junto com a mudança da identidade visual a Uber também lançou a campanha chamada Doors Are Always Opening. O anúncio mostra o Uber fazendo parte da vida das pessoas, incluíndo em momentos marcantes como por exemplo um casal gay chegando para conhecer os pais de um dos parceiros, um casal de velhinhos indo para uma balada e até uma grávida no caminho do hospital para dar à luz.

Sob nova direção, o principal objetivo da marca é reconstruir sua reputação marcada pela investida bem-sucedida porém hostil do ex-CEO Travis Kalanick. Inclusive um dos primeiros anúncios dessa linhagem é feito para divulgar o novo CEO Dara Khosrowshahi, que aparece pilotando um Uber promovendo o novo começo da empresa.

A nova identidade da Uber parece simples demais a primeira vista, mas a história por trás justifica essa simplicidade. Afinal a marca por ser pioneira acabou levando uma fama bem hostil, principalmente por quebrar regras em diversos país (como é o caso da briga com os taxistas no Brasil). Mas com essas mudanças vemos que o posicionamento da Uber tem mudado, e humanizado a marca em relação as suas concorrentes. Esperta né?

Pareço descolado, mas vou dormir depois da novela.