Um novo serviço para o serviço Twitter coloca muito bem em prática o conceito de nichos de mercado dissecado por Chris Anderson na sua teoria da Cauda Longa.

Independente do tamanho da sua audiência atingida ou quão especializada em determinado assunto você seja, o Twittad promete monetizá-la fazendo a ponte entre sua conta e anunciantes interessados no perfil de usuário atraído pelo seu conteúdo.

O serviço não permite quantias suntuosas – você descreve quantos usuários seguem suas atualizações e o valor que acha que uma propaganda na sua página vale.

O Twittad, então, assume seu papel de plataforma, aproximando anunciantes interessados em “micro audiências” interessadas em, digamos, carros.

As negociações são instáveis e se apóiam um pouco na capacidade do usuário de barganhar – em exemplo listado no próprio site, apenas um dólar separa campanhas em um perfil seguido por 148 usuários por uma semana e outro acompanhado por 1.095 usuários por um mês.

O serviço pode ser interessante para marcas dispostas a desembolsar pouco atrás de campanhas (visuais e de interatividade efetiva questionável) que tenha como alvo um perfil especial de usuário.

A transformação de uma base de usuários em modelo de negócios já foi explorada por outros serviços de interação mais populares que o Twitter.

O Flickr já cogitou planos de se transformar em uma agência de fotografia amadora, vendendo e repartindo pagamentos com seus usuários, enquanto o YouTube iniciou um programa que partilha os ganhos publicitários com os responsáveis por vídeos muito populares (algo que tem atingido uma parcela minúscula do inventário do site).

Fonte: Idéia 2.0

Marcela Alvarez, 08 de setembro às 17:47h.