Se você é daquelas pessoas que compra um celular hoje e cansa da aparência dele amanhã, (ou que está saturado de celulares sempre pretos ou prata, ou ainda, é um fã assumido dos blocos de montar da Lego), tenho uma boa notícia: a própria Lego lançou um celular desmontável que você pode trocar suas partes por outras de cores diferentes, tendo um celular novo quando você desejar.

Mais que isso, a Lego também já lançou câmera digital, pen drives (1, 2, 3), filmadora, CPU case, luminária, webcam, walkie talkie, relógio (1, 2), calendário, mp3 player, cubo de gelo, caixa de som para iPod, chaveiro (1, 2), cofrinho. O que mais falta inventar agora?

Nada como ser uma marca que sabe envelhecer junto com seu consumidor. A Lego atua discretamente no mercado brasileiro de brinquedos infantis e é praticamente inexistente para o publico-alvo adulto. Mas, no exterior, principalmente EUA e Europa, ainda é uma marca muito forte também entre os adultos – que, sim, um dia já foram crianças e já montaram muitos brinquedos de Lego.

Nascida em 1934, a marca dinamarquesa fez parte da infância de adultos de hoje que ainda guardam a marca no coração e é um mercado que poderia ser facilmente esquecido, já que o Lego é um brinquedo e isso está, na teoria, focado para o público infantil. Mas o consumidor que já “passou da idade” é muito bem atendido pela marca com produtos como o celular ou qualquer outro citado acima. Isso porque a Lego entende a Nostalgia como uma tendência de consumo. E, se está dando certo, quem vai discutir?

Na Inglaterra há um parque de diversão todo construído de Lego, o Legoland Windsor. Nos EUA, na Califórnia, há também a Legoland Land of Adventure e, na Disney Downtown de Orlando, você encontra uma loja da Lego com toda a linha de produtos da marca, incluindo a linha para adultos com caixas que trazem mais de 1000 peças para você montar, por exemplo, um VW Beatle, o Taj Mahal ou o Millennium Falcon do Star Wars. Isso faz parte do Lego Serious Play, que tem como objetivo estimular o pensamento criativo. Ainda, existe um software para ambas as plataformas Windows e Macintosh que dá a oportunidade de montar o que você quiser com excelentes gráficos 3D e qualidade de programas de arquitetura profissional. Se você quiser mostrar ao mundo seus projetos, pode fazer um upload no site da Lego e, se for muito bem votado e avaliado pelos internautas, pode vir a entrar na linha oficial da Lego. Fica difícil deixar de ser criança assim. Como diz o ditado: “somos eternas crianças, o que muda é o valor do brinquedo” (o VW Beatle sai por $120, o Taj Mahal por $300 e o Millennium Falcon do Star Wars $500).

Na propaganda, a Chevrolet utilizou-se da nostalgia para lançar o novo Prisma, em 2006. O slogan era “seu primeiro grande carro” e a propaganda de TV vinha com a mensagem “sua vida te trouxe até aqui”. Para o lançamento do Prisma foi feito um viral no YouTube que depois desenrolou o comercial de TV:

E não pense que parou por aí! A Moda, por sua vez, está bebendo desta fonte. As coleções este ano de diversas marcas no mundo estão resgatando ícones dos anos 80, como as ombreiras nos casacos, a calça legging, as roupas coloridas e as ankle boots. A moda sempre se recicla. Fato. Mas também a nostalgia bem usada parece ser algo com quase certeza de que vai dar certo.

Não sei você, mas eu adorei rever o Fofão e o Marshmallow Man! Não me agradou muito a idéia do retorno das ombreiras, mas sempre amei brincar de Lego e assumo sem vergonha alguma que ainda guardo os meus e morro de vontade de montar o Taj Mahal. Mais que isso, admiro a marca pela sua versatilidade e visão de marketing ao enxergar que uma marca não precisa morrer junto com a nossa inocência. Que pode e deve, quando bem construída e posicionada, fazer parte do nosso passado, presente e futuro. Não é a toa que ainda existem hoje marcas gigantescas como Nestle, Johnson & Johnson ou Danone.

Drika Rodrigues, 10/03/2009 às 14:50

Agradecimentos ao blog Miscelanium Fashion pelo post e ao Digital Drops pelo acervo.