A controversa indústria armamentista é responsável por grande parte dos problemas do mundo: trilhões são gastos anualmente para a produção incessante de instrumentos majoritariamente utilizados com fins de destruição e morte. Enquanto governos conservadores insistem cada vez mais em investir no mercado menos sustentável e ecológico do mundo, o artista Pedro Reyes, com ajuda de músicos e produtores, transformam peças de armas de fogo em instrumentos musicais.

O projeto “Disarm” surgiu justamente da visão do artista plástico ao perceber os problemas da indústria bélica e por meio da mistura de escultura, música e tecnologia, entrega um belo significado às armas que até então, seriam utilizadas para tirar vidas. O vídeo da Vice dá voz aos artistas envolvidos e acompanha a produção e funcionamento das peças.

“Disarm” não é único projeto do artista que procura denunciar o problema da indústria bélica e transformá-la em algo benéfico à sociedade. Em 2008, ele realizou a obra “pás por pistolas”, na qual transformou armas de fogo em pás, estas distribuídas e utilizadas para o plantio de árvores. A obra se sustentou sob o conceito de “um agente da morte pode tornar-se um agente da vida”.

ARTS004100

Crítico mirim, desenhista amador, escritor júnior e futuro quadrinista (se tudo der certo).