Recentemente um amigo me indicou um documentário do Netflix que leva o nome de “Wolfpack”. Ele não deu muito detalhes, mas enfatizou que era algo extremamente simples e perturbador. O filme ficou na minha lista de “quero assistir” durante um bom tempo e nesse feriado consegui assistir.

MV5BMzg2NjE5OTQwNl5BMl5BanBnXkFtZTgwNjYwNDk2NTE@._V1_UY1200_CR90,0,630,1200_AL_O documentário mostra o cotidiano de uma família de NY composta de pai, mãe, uma irmã e seis irmãos. O detalhe interessante da trama é que os filhos, seguindo algumas ideias dos pais, nunca saíram de casa para ver o mundo. Nenhum deles saiu de casa e toda a informação que receberam veio dos progenitores e de filmes que eles assistem repetidas vezes na televisão. Conforme as entrevistas vão acontecendo, um ambiente completamente distópico e surreal vai sendo revelado. É difícil acreditar que este tipo de situação ocorra atualmente.

O trailer a seguir mostra um pouco mais da trama do documentário:

Este documentário é um prato cheio para quem estuda sociologia e antropologia. O debate em torno dessa família gera um rol gigantesco para discutirmos quais os limites que um pai ou mãe podem impor para protegerem os filhos da realidade do mundo.

Recomendado ao extremo. Está disponível no Netflix.

foto_vince

Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.