Entre as plataformas de video game que existem, cada uma possui características que a tornam mais renomada/conhecida, o Playstation foi o primeiro com tecnologia Blu-Ray e o mais vendido, Xbox emplaca grandes franquias e a Nintendo possui os personagens queridos de toda uma geração.

Entre os irmãos Mario, a princesa Peach, o dragão Yoshi, Fox e sua turma, existem os personagens da incrível e fantasiosa Legend of Zelda.

Os personagens do criador Shigeru Miyamoto completaram 30 anos no dia 21 e a Nintendo pretende mantê-los vivos por muito mais tempo. Zelda, Link, Ganon, Hyrule, Triforce e Master Sword são apenas algumas das palavras desse mundo fantástico criado nos anos 80.

Antes que alguns se confundam, Zelda é a princesa da franquia e o Link é o personagem que você controlava durante suas aventuras por Hyrule, o reino da princesa.

A primeira versão do game foi The Legend of Zelda em 1986, em uma versão de cartucho da Famicom Disk System, uma abreviação para Family Computer Disk System. O jogo contava a história do jovem Link que precisa coletar os oito fragmentos da Triforce da Sabedoria para salvar a princesa Zelda das garras do Ganon, o vilão da saga.

uddtluxgjagwtur7x8h7

Embora esse seja o primeiro game da franquia, a ordem de lançamento não acompanhou a história cronológica da narrativa no reino, por conta disso em 2011, a Nintendo lançou The Legend of Zelda: Hyrule Historia, o livro explicando toda a história por trás de Link, Zelda e Ganon.

O primeiro passo para conhecer a origem dos personagens é no jogo de 2011 lançado para Wii, The Legend of Zelda: Skyward Sword. Neste game descobrimos que Link foi criado em uma sociedade acima das nuvens chamada de Skyloft e logo após os acontecimentos do jogo, o reino de Hyrule surge.

O jogo, TLoZ: The Minish Cap, para o Game Boy Advanced em 2005 foi descrito como o segundo nesta história. O enredo do jogo conta a história da origem de Vaati, o grande mago do vento e antagonista da série Four Swords.

Já TLoZ: The Four Swords de 2002, também para gameboy, mostra como Vaati capturou a princesa Zelda e cabe à Link resgata-lá das mãos do terrível vilão, para ajudar nesta tarefa, a Four Sword é a arma que o jovem guerreiro usará, uma espada que é capaz de criar 3 versões do herói.

Agora, na cronologia oficial, um dos jogos mais vendidos da marca e um dos mais adorados pela geração de 90, TLoZ: Ocarina of Time. Em 1998, o plot principal do game é impedir que o terrível Ganondorf consiga obter a Triforce e dominar Hyrule. Para tal, Link precisa reunir as 3 relíquias, Terra, Fogo e Água, e assim, conseguir acesso ao templo do tempo e enfrentar Ganondorf no futuro. Porém, o grande plot twist do jogo é que esse futuro está completamente devastado, por conta disso, Link deverá viajar entre presente e futuro para acordar os 7 Sábios e conseguir forças o suficiente para derrotar o grande vilão.

3331521

Saindo de Ocarina of Time, 3 linhas do tempo, completamente diferentes foram criadas: Child Link, após a derrota de Ganondorf, a princesa Zelda transporta Link para o passado, Adult Link, na qual ele permanece no tempo em que derrotou o vilão e a Fallen Hero, o nome diz por si próprio, ele perde para Ganon.

timeline

O Game de 2000 para Nintendo 64, TLoZ: Majora’s Mask dá início à timeline Child Link. Aqui, após ser mandado para outra dimensão, Link terá que impedir a Majora’s Mask que está nas mãos de Skull Kid, corrompido pelos poderes da máscara. O herói tem 3 dias para impedir que a lua colida com a superfície e para deixar os jogadores mais nervosos, a cada dia, a trilha sonora do jogo se tornava mais veloz e a imagem da lua ocupava ainda mais a tela.

Em 2006, TLoZ: Twilight Princess para Game Cube e Wii, continua a cronologia. Neste game, com um tom bem sombrio, Link é aprisionado no corpo de um lobo e é enviado para o Twilight Realm, com ajuda de Midna, a rainha deposta desse reino, ele tentará fugir do reino e enfrentar Ganondorf, mais uma vez.

ultrajantes-zelda

E para terminar Child Link, o game de 2004 para Game Cube, TLoZ: Four Swords Adventures, anos depois da morte de Ganondorf. Link precisa trazer paz à Hyrule após descobrir que seu lado sombrio, Shadow Link foi criado.

Na timeline do Adult Link, centenas de anos após Hyrule ser destruída. Os games desta linha possuem um aspecto gráfico completamente diferente dos outros da franquia, se aproximando aos cartoons infantis.

Wind-Waker

O primeiro é de 2003 para Game Cube, TLoZ: The Wind Waker. Em um novo terreno, conhecido como o Great Sea, Ganon retorna para aterrorizar a cidade com a ajuda do Triforce e cabe à Link derrota-lo mais uma vez.

Sua sequência é TLoZ: The Phantom Hourglass, em 2007 para o Nintendo DS. Por se tratar de um gameboy com touch pad, o jogo buscava explorar bastante todos os features do aparelho, incluindo vários minigames ao longo da narrativa. Viajando pelo Great Sea, Link deve reunir forças e companheiros para derrotar o inimigo, Bellum e resgatar sua amiga Tetra.

O desfecho dessa timeline surge em 2009 para a mesma plataforma, TLoZ: Spirit Tracks. Através das Spirits Tracks, trilhos da cidade, Link se locomove em um mapa que lembra muito ao Super Mario World.

O primeiro jogo da timeline Fallen Hero é A Link to the Past de 1992 para Super Nintendo. O jogo fez tanto sucesso para a franquia de Zelda que muitos dos cânones e personagens que existem até hoje foram criados nesta versão, como: O Triforce, a Master Sword e as origens do vilão Ganon.

Em Oracle of Seasons e Oracle of Ages de 2001 para o Game Boy Color, deram sequência à timeline do Fallen Hero. Em ambos os jogos, o herói é transportado para lugares diferentes e deve salvar figuras importantes. O aspecto interessante desses games é que para continuar a narrativa era preciso finalizar um e utilizar o password ao final da narrativa.

O jogo de 1993, Link’s Awakening ocorre após os acontecimentos dos games de 2001. Nessa história, Link está preso na ilha de Koholint protegida pelo Wind Fish e o nosso herói deve ir atrás de 8 instrumentos para acordar o grande protetor.

The Legend of Zelda: A Link Between Worlds feito em 2013 para Nintendo DS teve um sucesso enorme em vendas, emplacando a marca de 2.18  milhões de cópias. Neste jogo, após ser raptada, a princesa Zelda junto com os descendentes dos 7 sábios são forçados a reviver Ganondorf e cabe ao herói salva-lá mais uma vez.

E finalmente, os dois últimos jogos dessa timeline são os primeiros já criados por Shigeru Miyamoto e a equipe da Nintendo. The Legend of Zelda e Zelda II: Adventure of Link, são responsáveis por finalizar uma franquia que rendeu milhões à Nintendo e continua a ser adorada por todos.

Com o pé na estrada e a cabeça na lua.