Sinapse por Giuliano Odone, 30/11/2009 às 16h50

whats next trend newronio espm

Desde pequeno sou ligado em novidades tecnólogicas, não necessariamente para comprá-las, mas para não ficar para trás. Eu sempre vejo as tendências e penso no: “e agora? O que vai acontecer com o antigo que eu tenho? Ou como eu vou fazer daqui em diante?”

Outro dia eu estava lendo este texto do site Trend Watching e eles falavam algo muito bacana de como as tendências são colocadas, no sentido de como elas “se posicionam” quando surgem. E em geral, quando de fato surge uma tendência, a primeira aposta é que algo vai morrer. E no caso, que nos interessa aqui, ele comenta quando o E-commerce matou (por antecipação) o varejo convencional. Bom, já mataram o vinil com o surgimento dos CD’s, rádio com a chegada da Tv, depois a tv com o surgimento da internet., e o obto dos jornais e revistas, que apesar de estarem cambaleando estão ai.

Mas voltando ao foco, o varejo tradicional, o texto apresenta o grande erro de quem fala sobre tendências, que é achar que ela serve para todo mundo. Mas isso não acontece, mudar hábitos é muito dificil, as empresas hoje investem em jovens consumidores ao invés de tentar mudar hábitos dos velhos.

 nike newronio espm

 

No varejo, é apresentado um exemplo muito interessante dos TRYSUMERS que passam horas e horas na Apple Store em NY. Deixando muto claro que tanto o varejo on como o off line tem muitas oportunidades a serem exploradas. O conceito de trysumers nunca existiria sem o varejo convencial, muito menos sem o online, por que é preciso um contraponto para fortalecer a tendência. Como assim?

O texto sempre fala que existe a tendência e a “anti-tendência”, por isso se pode generalizar que o e-commerce, a internet, o cd, o mp3 player, etc… matariam a tecnologia ou o costume que o antecedeu.

O que se vê hoje é que o varejo on-line está em todo lugar – websites próprios, mercado livre (há lojas que terceirizam suas vendas no site de leilões), Orkut, Twitter, Facebook, banners, google, bing, e tantos outros que mais parece um camelódromo digital.

E essa tendência apesar de facilitar a vida de muitos, ela também dificulta a vida de outros, pois por um lado existe a geração da web que consegue facilmente lidar com isso. Mas, por outro lado, há pais dessa geração Y, que tem muita dificuldade em lidar com a internet.

Por isso que a grande sacada de uma tendência é você enxergar o novo e o velho, e não o novo ou o velho. Crie sinergias e não conflitos. Afinal, como os trysumers já provaram, será muito difícil substituir a função dos 5 sentidos no momento de uma compra.

Twitter @NewronioESPM