#éoquetemprahj por Marco Franzolim

Comunicação iluminando mentes. Esse é o tema do TEDxESPM, que acontece no dia 29 de setembro de 2011 no auditório Philip Kotler, no campus Álvaro Alvin ESPM. E sera um TEDx sobre ideias. Ideias que só são realmente boas quando compartilhadas, divididas. E, quando falamos de TEDx, dividir não diminui. Multiplica. Afinal, ideias só ganham vida quando espalhadas.

Para nós da MonkeyBusiness é uma dupla alegria estar nesse TEDx. Primeiro por ser mais um evento TEDx que trabalhamos juntos, fazendo as apresentações de idéias que merecem ser espalhadas. Segundo, por que é na ESPM, faculdade que me formei em 2005, e que tem muito a ver com o espírito do TEDx.

Não posso falar do filho prodígio sem citar os pais, e os verdadeiros responsáveis por fazer o evento acontecer foram Bruna Mesquita, Flavia Prata da Vinha, Hiran Castello Branco, Ismael Rocha Jr. (foi meu professor), nosso amigo João Pedro Braconi, Renata Famelli, o grande Rogerio Zé Augusto Ferreira e a onipresente Marcia Golfieri. Veja alguns dos palestrantes do evento:

• Rafinha Bastos: Não tem muito de novo para falar sobre ele. Rafinha estreou nos palcos em 2004 com o show “Mondo Canne”, lançando-o a diversos espetáculos de stand-up e programas de rádio e TV. Hoje é um dos apresentadores do CQC e também do programa A Liga, na Band. Foi eleito pelo The New York Times a personalidade mais influente do Twitter.

• Pedro Bial: foi repórter e editor de telejornais como o Globo Repórter. Virou correspondente internacional da Globo em Londres. Volta ao Brasil em 1996 para ser apresentador do Fantástico. Desde 2002, é apresentador das 11 edições do reality show Big Brother Brasil. Publicou “Tarja Preta”, “Roberto Marinho”, “Ver o Verso”, “Crônicas de Repórter”, “Leste Europeu – A Revolução ao Vivo” e “O Livro dos Camaleões”.

• Enio Ohmaye: CXO (Chief Experience Officer) da EF, responsável pelo desenvolvimento e inovação de novos produtos. É cofundador do sistema de aprendizado on-line da EF, o Englishtown, Ohmaye é responsável por desenvolver a inovação técnica por trás da plataforma de primeira linha do Englishtown. É letrado em diversas línguas: fluente em português e inglês, e em conversação no espanhol, japonês e chinês.

• Valdir Cimino: publicitário e fundador da Associação Viva e Deixe Viver, que tem por objetivo fomentar a leitura por meio do contador de histórias. É mestre em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Pós-graduado em Tecnologia de Ensino pela Faap (Fundação Armando Álvares Penteado) e graduado pela ESPM.

• Silvio Meira: é um dos maiores pesquisadores de engenharia de software no Brasil, é cientista-chefe do C.E.S.A.R (Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife), instituto de inovação sem fins lucrativos de tecnologia da informação e comunicação.

• Miguel Neiva: designer nascido na cidade do Porto (Portugal), é o criador do ColorAdd, um sistema de identificação de cores para daltônicos, considerado pela revista Galileu “uma das 40 ideias que vão mudar o mundo”. Conhecemos o seu trabalho no TEDxO’Porto, evento que a Monkey apoiou em março desse ano.

• Luiz Lara: fundador da Lew Lara e integrante do Grupo Omnicom. Trabalhou na Almap/BBDO, Embratur e Paulistur. Recebeu o Prêmio Caboré como Empresário/Dirigente da Indústria da Comunicação. Em maio de 2009, Lara foi eleito presidente da Associação Brasileira das Agências de Publicidade (Abap).

• Juliana Barroso: presidente da Viração Educomunicação – ONG que tem como missão fomentar e divulgar processos e práticas de educomunicação, além de mobilizar jovens, adolescentes e educadores para a efetivação do direito humano à comunicação e para a transformação socioambiental.

• Fred Gelli: formado em Desenho Industrial e Comunicação Visual pela PUC – Rio, é sócio e diretor de criação da Tátil Design de Ideias. Em 2010, a empresa venceu uma concorrência com outras 139 agências e desenvolveu a marca dos Jogos Olímpicos Rio 2016.

• Andreas Heinecke: trabalhou na criação de plataformas de troca que introduz pessoas em mundos muito diferentes dos seus, com o objetivo de quebrar os preconceitos para comunicar e entender as barreiras que existem em diversas culturas e para dar poder às pessoas marginalizadas.

E um palestrante escolhido da platéia. Pode ser você!

Se você quiser se arriscar a falar no TEDxESPM, assinale o box no final do formulario de inscrição.

TEDxESPM: um dia iluminando mentes.

Para saber mais entre no site: www.tedxespm.com.br e corra para fazer a sua inscrição. É até o dia 5 de setembro.

Para me xingar muito no twitter: @mkbusiness e @marcofranzolim
Para xingamentos pessoais: marco@monkeybusiness.com.br
Para conhecer a MonkeyBusiness – Agência de apresentações:www.monkeybusiness.com.br

Twitta aí @NewronioESPM