#járolou por Marco Franzolim

No ultimo dia 29 de setembro rolou o TEDxESPM no auditório Philip Kotler da ESPM São Paulo. Ótima oportunidade para se discutir comunicação sob o olhar macro do TEDx. O evento surpreendeu pela ótima organização e infra estrutura impecáveis. E para quem é arroz de festa em eventos TEDx (como nós da MonkeyBusiness) surpreendeu também pelo clima um pouco menos social, que costumamos ver frequentemente em outros eventos da patente TEDx, o que eu considero um ponto positivo para o TEDxESPM.

Falar de comunicação pode facilmente cair no lugar-comum de teorias e cases já manjados, mas o TEDxESPM surpreendeu também por tratar do assunto sob diferentes óticas, falando de comunicação num âmbito maior. E o fato formato TED ter palestras de 18 minutos permitiu o grande número de palestrantes, o que engrandeceu o tema.

Para cumprir essa missão foram convocados palestrantes como Anurag Kashyap, cineasta indiano conhecido por Black Friday, documentário sobre os atentados em Mumbai de 1993, Enio Ohmaye, CXO (chief Experience Officer) da EF, que contou sua emocionante história de vida, e como podemos encarar os acontecimentos de diversas maneiras, Juliana Barroso, jornalista e presidente da Viração, Luiz Lara, presidente da Lew Lara/TBWA, falou sobre consumo e novos hábitos de compra e experiência, Mina Ahadi, defensora dos direitos das mulheres contou sobre a sua luta contra a pena de morte e apedrejamento.

Miguel Neiva, designer português e criador do ColorAdd, sistema de símbolos para identificação de cores para daltônicos, considerado pela revista galileu uma das 40 ideias que vão mudar o mundo, Rafinha Bastos surpreendeu quem esperava um show de Stand Up comedy e emocionou a plateia com uma história de vida comovente, Mundano, grafiteiro que pinta as cores na cidade cinza e usa o grafite como forma de inclusão social, colorindo carroças de catadores em São Paulo. Além de outros nomes como Pedro Bial, André Abujamra, Lulina, Fred Gelli e Lia Diskin.

Para nós da MonkeyBusiness foi um evento especial pois nos envolvemos com a grande maioria das apresentações (um dos TEDx que mais fizemos apresentações) e o sucesso dos nossos slides foi enorme. Ficamos felizes de ter ajudado esses grandes pensadores a transmitirem suas mensagens com nossas apresentações. Num TEDx sobre comunicação não poderia faltar as apresentações da MonkeyBusiness né? Para saber mais sobre o evento visite o site: www.tedxespm.com.br. Como ele ainda é recente não teremos os videos das palestras agora, mas em breve todos estarão lá. As fotos vocês já podem conferir no Flickr da MonkeyBusiness, aqui. Para saber mais sobre a MonkeyBusiness: www.monkeybusiness.com.br.

Para me xingar muito no twitter: @mkbusiness e @marcofranzolim

Para xingamentos pessoais: marco@monkeybusiness.com.br

Twitta aí @NewronioESPMa

Imagens Todos os direitos reservados: Nilton Fukuda. Flickr.