Uma campanha pode ser boa por vários motivos: excelente execução, produção bombástica, esmero na redação, um ator de Holywood como personagem central, ser engraçada, além de muitos outros atributos. Não é à toa que uma das profissões em que se dorme menos no mundo é a publicidade. Porque fazer uma campanha destas não é uma tarefa fácil.

Existe, no entanto, um elemento que geralmente coroa campanhas e as torna inesquecíveis. Ele pode vir do planejamento estratégico, da criação, do atendimento, do seu melhor amigo ou da sua namorada. Pode surgir em um brainstorming ou vir do nada. Pode levar meses para que surja. Ou pode levar segundos. Este elemento se chama ´insight´ ou – em bom português – a sacada que faz o jogo virar, o cliente aplaudir de pé, os júris dos festivais premiarem seu trabalho em qualquer lugar do planeta e o mais importante: conquistar o público.

Alguns exemplos bacanas quando o assunto é um insight matador.

Comecemos com a campanha da Puma (clique aqui para vê-la)

Aqui a agência pegou um ângulo pouco explorado: vamos bater palmas para os atletas da vida real, que podem amar jogar pingue pongue, boliche ou qualquer outro esporte que não seja sobre recordes, golaços ou cruzar a linha de chegada na velocidade da luz. Simples mas ótimo, não?

Já esta campanha para a Snickers teve um dos melhores insights porque é uma verdade absoluta: você realmente tem comportamentos para lá de estranhos quando está com fome.

Saindo do forno uma campanha do meu amigo Luís Tauffer – Diretor de Criação Executivo da Y&R da Rússia – para conscientização sobre os direitos dos deficientes teve o seguinte insight: você nunca estacionaria na vaga de um deficiente se ele estivesse por lá. A campanha está dando o que falar (clique aqui para ver a repercussão).

Aqui uma campanha que trouxe um pouco de autenticidade na relação de mães e filhos no dia delas (e não aquele chororô que vemos em muitas campanhas dos Dia da Mâes, cheio de emoções fake) que tem o seguinte insight: não importa como, porque ou onde, um filho vai sempre reconhecer quem é a sua mãe. É instintivo, real, muito verdadeiro e por isto que já tem mais de 15 milhões de views no You Tube:

E – fechando com chave de ouro – a campanha do mestre Olivetto para a Valisere que ainda ressoa a quatro ventos com a mesma força de sempre (o insight virou a própria campanha e por isso ela é para lá de genial):

Na sua próxima campanha busque por um belo insight antes de tudo. A chance de você ganhar uma concorrência, ganhar prêmios e ter seu trabalho compartilhado vai ser muito maior.
Sem mais e bom fim de semana a todos.

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Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

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