Estatística não é o assunto pelo qual as pessoas mais se interessam no mundo. Lidar com números é complicado e gráficos e tabelas podem ser, muitas vezes, entediantes. Talvez por isso, empresas e serviços que se baseiam em dados numéricos – o setor financeiro, empresas de pesquisa e o campo científico, por exemplo – não passem nem perto dos assuntos de interesse da maioria das pessoas, mesmo quando são de grande contribuição para todos.

State of the Worlds Plants é um site que possui um nome bem autoexplicativo: traz estatísticas e dados sobre a flora do mundo todo, em diferentes pesquisas e relatórios aprofundados. O que o faz diferente, porém, é que finalmente alguém entendeu como usar o design e o visual para fazer essas informações atrativas.

Picture_2

O site traz uma forma diferente de fornecer informações como dados sobre a diversidade das plantas em todo o planeta, seus diferentes usos nos vários setores da economia e ameaças para as mesmas, por exemplo, em infográficos interativos e simples que tornam fácil o entendimento e a compreensão dessas informações. Dessa forma, quem lê é instigado a descobrir mais sobre o assunto – coisa que é muito importante se levado em consideração o contexto ecológico para o qual a sociedade está caminhando – de uma forma que não ocorreria em outras fontes de organizações que tratam sobre o assunto.

A plataforma prova que a tendência clean adotada por grandes marcas há anos pode também ser muito conveniente para setores onde essa tendência não é esperada. Outros serviços que não são atrativos ao público geral num primeiro momento poderiam se beneficiar ao aprender isso e trariam muito mais pessoas às suas causas.

Texto de Felipe Ritis

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.