Em 2004, a Technorati fez seu primeiro estudo sobre a blogosfera. O State of the Blogosphere divulgado naquele ano mostrava que no mundo virtual 4 milhões de blogs tinham ganhado vida. Não preciso nem falar que, quatro anos depois, este número está bem maior, né? Mas antes que você se pergunte quanto maior, aqui está: o sistema registrou nada mais nada menos que 133 milhões de blogs.

Por outro lado, enquanto o número de blogs cresce, o número de posts diários diminui. Em 2007 foram 1,5 milhões de posts por dia, enquanto, este ano, a pesquisa registrou 900mil postagens diárias. Porém, o State of Blogosphere não explica por que cargas d’água isso aconteceu. Mas tudo bem, não reclamemos. Muitos outros dados surpreendentes ainda estão por vir.

Antes de tudo, falemos dos blogueiros. Se você tem a idéia de que eles são jovens, descolados, que não têm o que fazer está muito errado. Começando pela idade, 91% das mulheres que estão na blogosfera e 85% dos homens têm mais que 25 anos. E para você, que estava de olho naquele blogueiro(a), desculpe-me, aí vai uma notícia não muito agradável: a grande maioria deles são casados. Casados e bem sucedidos – 70% deles têm uma graduação, 40% deles, renda anual média de 75 mil dólares e mais da metade está empregado.

Os blogueiros, em sua maioria, possuem mais de um blog, que pode pertencer a diferentes categorias, determinadas por eles mesmos, durante a pesquisa. São elas: pessoal, profissional e corporativa. No blog pessoal, são postados assuntos sobre o interesse e perspectivas da pessoa, no profissional, os posts são geralmente sobre um setor e não são sustentados por nenhuma empresa, o que ocorre nos blogs corporativos – que, como pode-se perceber pelo gráfico, ainda é um meio pouco explorado.

 

Em relação à presença de blogs ao redor do mundo, o gráfico abaixo mostra a diferença de concentração.

Longe de mim, questionar uma pesquisa deste porte, mas é estranho que em toda África o número de blogs existentes seja tão pequeno que não represente nenhuma porcentagem. Muitas pessoas – através inclusive de blogs – questionam, também, a afirmação da Techonorati sobre a blogosfera ter atingindo o mainstream. Acontece que, apesar das limitações óbvias existentes, principalmente nos países mais pobres, é visível o fato de que os blogs fazem parte da vida de um crescente número de pessoas e, desta forma, ela se torna uma mídia usada por cada vez mais de empresas para atingir seus consumidores.

Até, por que, muitos desses consumidores confiam nas informações fornecidas por blogs. Um em cada cinco blogueiros acredita que o jornal não sobreviverá mais que de dez anos, e metade afirma que, em cinco anos, os blogs serão a primeira fonte de informação e entretenimento. Metade dos blogueiros, por sua vez, se consideram experientes, com um bom senso de humor, sinceros e conversativos (na falta de uma tradução melhor).

 

  O assunto dos blogueiros varia um pouco de acordo com seu país, mas como tudo fica mais fácil através de desenho, aqui está um gráfico sobre o resultado mundial:

 

Além disso, a Techonorati foi atrás, também, dos tags mais usados nos blogs:

 A pesquisa, porém, foi mais a fundo e quis saber, não só sobre o que as pessoas blogam, mas por que elas os fazem. Expressar suas opiniões e dividir experiências foram as principais razões pelas quais os blogueiros postam. Além disso, a satisfação pessoal é o principal fator utilizado por eles para medir o sucesso do seu blog, seguido do número de posts e comentários. Outro ponto levantado pela pesquisa, é que os blogs não têm como objetivo gerar dinheiro, mas que os blogueiros não se importariam se ele gerasse algum (agora, a pergunta é: quem se importaria?).

De verdade verdadeira, se o tempo postando desse dinheiro, os blogueiros estariam muito bem de vida, viu? Um em cada quatro passa dez ou mais horas por semana nos seus blogs. E, ao contrário do que acontece com os blogs pessoais e profissionais, um em cada cinco blogs corporativos paga pessoas para dar suporte ao blog. E para torná-lo conhecido, 83% dos blogueiros listam seu blog no Technorati, 77% comentam em outros blogs e 73% listam-no no Google.

Apesar de passar tanto tempo postando, os blogueiros utilizam-se de muitas ferramentas para torná-los mais fáceis de atualizar e para, também, deixá-los mais bonitinhos (lê-se interessante, robusto, chamativo).

 

A pesquisa constatou, também, que os blogs que possuem propaganda são mais sofisticados em relação ao uso das ferramentas, e os seus donos passam mais tempo e investem mais dinheiro do que os outros.

Apesar de muitos blogs ainda não terem tornado-se meios para divulgar as empresas, muitas marcas já estão adentrando a blogosfera: elas são o assunto da maioria dos blogueiros. No estilo “falem mal, mas falem de mim”, mais que quatro em cinco deles postam sobre algum produto ou marcam que amam ou odeiam.

E, mais uma vez, chovendo no molhado, os blogs estão se tornando meio de informação, de propaganda, de discussão. Através deles, as pessoas expõem seus pensamentos de forma sincera, sem medo de serem julgados e, por isso, muitas empresas vêm o blog como forma de ouvir seus consumidores, muitas pessoas, um meio de acharem respostas, muitos artistas, de divulgarem seus trabalhos e de muitos coolhunters divulgarem tendências.

Fonte: Technorati

Marcela Alvarez, 26 de setembro às 16:19h.