Isso mesmo. Hoje a entrevista é com a minha amiga Sandra Sinicco – Country Manager do Grupo Casa no Brasil – e que está organizando esse evento fantástico que vai premiar as melhores startups latino-americanas a decolarem para o mundo. Conhece alguma? Avise para elas se inscreverem já!

Qual o objetivo principal do LATAM EDGE?
​O LatAm Edge Award foi concebido para dar a oportunidade a startups latino-americanas de se expandir para o Reino Unido. A premiação será um ano de escritório grátis, mais os serviços de Business Development, Marketing, Suporte legal e contabilidade no Reino Unido. Desta forma, achamos que podemos ajudar empresas com grande potencial de expansão a entrar no mercado inglês e depois expandir para a Europa.​

Esta é a primeira vez que esse evento acontece?
​Sim, o LatAm Edge começa agora e é o primeiro prêmio para a América Latina com este foco. Ele foi concebido pelo Grupo CASAUK (uma empresa de comunicação estratégica focada na indústria da inovação), a Trade Horizons (consultoria especializada em Business Development) e a Incisive Edge (empresa especializada em inbound marketing e membro de um fundo de investimentos muito importante no Reino Unido).

Como funciona o processo seletivo e qual a premiação?
​As startups verão que o nosso site é todo em inglês porque é imperativo que elas dominem o idioma para poder se qualificar. Além disso, elas devem entrar no site www.latamedge.com e preencher o questionário até o dia 19 de setembro. A partir daí um Comitê formado por profissionais de tecnologia, negócios e empreendedores de reconhecida capacidade de ambos os países faz a primeira triagem. Dela sairão 26 empresas que passarão por uma nova triagem até o dia 1 de outubro quando então sairão as 6 finalistas. Estas serão convidadas a participar de um pitch deck em Londres no dia 25 de outubro para uma série de investidores. Uma delas será declarada a vencedora e passará a ter o suporte do LatAm Edge para poder se expandir para Londres.​

Qual sua opinião do panorama das startups no Brasil e América Latina hoje?
As startups estão pipocando nesta região com bastante intensidade. O problema maior é a falta de um ecossistema estruturado para fazer com que várias ideias importantes vinguem. Sem um ecossistema que preveja incentivos por parte do governo para que o iniciativa privada apoie centros de desenvolvimento e crescimento para startups e empreendedores da inovação (escritórios, conexões de internet de alta qualidade, co-working spaces que tenham uma engenharia de combinação de diferentes áreas, acesso à informação sobre os maiores e mais importantes players nas diferentes áreas, estimulo a encontros e fomento da cultura do tentar mesmo que for para errar) o desenvolvimento robusto destas iniciativas tende a ser pequeno em termos de geração de faturamento, escalabilidade e, em última instância, impacto.

Mas estamos vivenciando o surgimento de um processo que não deve parar. Talvez demore um pouco mais do que o normal, mas provavelmente continuará a persistir e se transformará em algo mais estruturado. Caso contrário, a tendência será a de perder cérebros e ideias para outros países com ecossistemas em plena operação.​

Pode nos indicar 2 ou 3 startups brasileiras e/ou latino-americanas que merecem nossa atenção?
​Sim, In Loco Media, Zumpy, StayFilm. São startups diferenciadas que tem muito potencial para crescer lá fora. A In Loco Media desenvolveu a tecnologia mais precisa do mundo até hoje, capaz de detectar a precisão de localização de uma pessoa com uma diferença de 1 a 2 metros em ambientes internos. Está crescendo muito na área do varejo e do Business Inteligence. A Zumpy é um aplicativo de caronas que dá bônus a quem dá caronas em descontos na gasolina. Está somente em Belo Horizonte mas deve se expandir em breve para todo o Brasil e vem gerando economia pelos dois lados: estimulando pessoas a andarem juntas usando um só carro e a gastar menos com combustível e a Stayfilm é uma plataforma e aplicativo incrível que permite que você crie um filme com suas fotos em apenas 30 segundos. Os filmes podem ser feitos de forma personalizada com os temas de sua preferência. Por exemplo: Corintianos já têm o seu próprio canal e podem criar filmes com a cara do Corinthians. Esta empresa já está com operações em Londres onde acaba de assinar acordo com o Chelsea permitindo que o time de futebol inglês passe a ter um novo canal de comunicação e receita junto aos fãs.

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Darlan Moraes Jr

Formado em Comunicação Social pela ESPM e Administração de Empresas pela PUC de São Paulo.
Foi Diretor de Criação em agências como JWT na República Tcheca, D´Arcy na Romênia, BBDO na Letônia e Rússia dentre outras. No Brasil trabalhou em agências como a McCann. Depois de 15 anos fora da pátria mãe, retornou em 2012 e hoje trabalha – através da sua empresa Nova Opção - com aproximação do Brasil, Rússia & Leste Europeu em diversos segmentos de business.
www.darlanmoraesjr.com
www.novaopcao.biz

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