O trailer final de Star Wars IX – A Ascensão Skywalker foi lançado na segunda-feira do dia 21 de outubro e encontra um tom agridoce de despedida, tanto eletrizante quanto melancólico.

A jornada Skywalker começou lá em 1977, quando vimos Luke, um fazendeiro novinho no árido planeta de Tatooine, ascender, decolar em uma nave e se tornar o maior e mais lendário herói da Galáxia. Aquele simples e cativante épico espacial do também jovem George Lucas entrou para a história da cultura pop na mesma velocidade da luz que a Millenium Falcon.

Desde então, Star Wars só cresceu mais e mais: ganhou continuação, livro, quadrinhos, muitos brinquedos, jogo, parque de diversão, uma trilogia de pré-sequência em 1999 sobre a origem de Anakin Skywalker, mais livro, mais jogo, uma série animada, mais brinquedos e, finalmente, mais uma trilogia — dessa vez para concluir a saga Skywalker.

Em 2015, milhões de pessoas voltaram ou foram pela primeira vez aos cinemas para descobrir novos personagens e novas histórias no mesmo mundo empoeirado e antigo da ópera espacial dos anos 70. Luke, Leia, Han e Chewbacca agora estavam acompanhados de Rey, Finn, Poe e Kylo Ren. C3PO e R2-D2 eram seguidos por BB8. Uma nova trilogia em tons mistos e misteriosos de prólogo e prefácio vinha à tona, despertando a curiosidade dos fãs.

É o fim da antologia Skywalker, a despedida da história que vimos até agora, tal como o próprio C3-PO fala no trailer “Estou dando uma última olhada, senhor. Nos meus amigos.”. Eu não estou chorando, você que está chorando.

E agora, quatro anos depois, começam os preparativos para o começo do fim, o fim do começo, e o começo de um novo começo. A Disney possui planos claros para expandir ainda mais o universo de Star Wars, bem além dos limites da família Skywalker: Novas séries como O Mandaloriano e Kenobi estão sendo produzidas para o serviço de streaming Disney Plus, e novas trilogias foram encomendadas para diretores celebrados como Rian Johnson (Star Wars VIII: Os Últimos Jedi) e a dupla David Benioff e D. B. Weiss (Game of Thrones) — e isso é só o que foi confirmado até agora. A saga acaba, mas a história vive para sempre.

O nono episódio de Star Wars chega aos cinemas brasileiros no dia 19 de novembro de 2019. A força está conosco.

Baiano, amigão da vizinhança, ecochato, escritor amador e mestre pokémon nas horas vagas.