Você já deve ter ouvido falar de Banksy ou pelo menos encontrado algum amigo usando suas obras como foto de capa no Facebook.

O artista que flerta entre underground e massificado está cada vez mais famoso e deixando questões por onde passa. Aliás, você já viu o rosto dele?

Todo esse mistério causa um hype (quase) tão grande quanto as suas próprias obras. Cidades “acordam” com muros lotados por suas intervenções e o mais incrível: todo o seu trabalho é carregado com um discurso político, inteligente e esteticamente admirável.

Bom, pelo menos é o que se comenta dentro da cena artística. Em outro lado da história, a crítica especializada e os portais de notícias se dividem entre amá-lo e odiá-lo – fato que pode ser muito bem observado em seu novo projeto.

Seja bem-vindo à Dismaland:

O traço e coloração infantil do mapa já anunciam as ironias espalhadas pelo local 

Assista acima o vídeo que ilustra cada canto dessa ideia

Dessa vez, o anônimo resolveu preparar uma exposição que, com certeza, te causou uma mistura de fascínio e estranhamento. E ele não é o único culpado. A instalação contém obras de mais de 50 artistas e tem como um dos destaques Damien Hirst.

A Disney do artista está localizada na Inglaterra – mais precisamente na cidade de Bristol – e ficará aberta para visitação durante cinco semanas. Depois da data, o encanto acabará e tudo voltará ao normal.

Ou não, uma vez que Banksy prometeu em recente entrevista voltar com novidades. Vale aguardar.

Nome de rei, força de vontade de plebeu.