“Don’t feed the Trolls” é o lema da internet para quem é sensato. “Não leia os comentários” parece ser algo que também funciona bem.

Troll é aquela pessoa que busca popularidade acabando com discussões na internet, seja com ofensas ou desviando completamente o assunto em pauta. Os motivos são os mais variados, do tédio do dia a dia à compensação de frustrações ou assuntos mal-resolvidos na vida pessoal.

Na comunidade gamer online, tem aparecido um termo antagônico, o Social Justice Warrior, alguém que luta contra esses trolls e busca retomar a lucidez e a veracidade de fatos nas discussões. É curioso como essas pessoas que buscam apenas devolver as conversas aos trilhos da razão e evitar ofensas e ataques indevidos tenham recebido um termo pejorativo para designá-las.

A desenvolvedora de games independente Nonadecimal resolveu acabar com essa injustiça e lançou o game Social Justice Warriors, um RPG baseado em um sistema de múltiplas-escolhas em que o jogador deve combater os mais variados tipos de trolls da net.

O game brinca com a temática de fantasia medieval ao apresentar diversas “classes” de guerreiros, dos que combatem com rápidos tweets àqueles que utilizam as mesmas técnicas sujas dos trolls mais empenhados, como flooding e criação de perfis falsos.

Se você tem vontade de entender um pouco mais o que motiva esses trolls, o bestpsychologyschoolsonline.com criou um interessante infográfico à respeito. Ele é um pouco longo, mas vale a pena.

infografico_trolls

Minha barba. Minha vida.