Cada vez mais vemos a propaganda deixando a criatividade de lado para replicar, ou melhor, copiar e colar, formatos e ideias que funcionaram em outros lugares/segmentos. O site Joe la Pompe se especializou em buscar essas “referências”(que, bem, podem ser consideradas plágio).

Há também aqueles anúncios que, de tão feijão com arroz, acabam virando mais poluição visual do que  qualquer outra coisa. É dessa crítica que nasce o projeto Skip This Ad, que leva para o mundo físico a tão amada ferramenta do Youtube.

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A ideia é usar o ícone da ferramenta que permite “pular” os anúncios de que não se gosta para condenar aqueles anúncios que não agregam nada às pessoas e à paisagem em que está inserido.

Por enquanto, a intervenção só apareceu em Nova York, Estocolmo e São Paulo, mas o projeto disponibiliza o layout do adesivo para ser baixado de graça em seu site, o que deve aumentar essa lista de cidades em breve.

A ideia coincide tanto com a proposta da HumanKind Scale, da Leo Burnett, que parece até um desdobramento de guerrilha da mesma.

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Explica-se: a HumanKind Scale é uma ferramenta que um comitê, formado por diretores de todos os escritórios da Leo pelo mundo, utiliza em reuniões periódicas para analisar toda a sua produção mundial.

A escala vai de 1 a 10, sendo 1 uma ideia destrutiva, ou seja, que é nociva à humanidade e não merece nem mesmo ser veiculada; e 10, que é uma ideia capaz de mudar o mundo. As ideias que atingem patamar 7 (o equivalente ao 7+) são consideradas boas pelo comitê, enquanto uma ideia 8 é o ideal a ser atingido.

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Pelo que parece, qualquer ideia abaixo de 6 merece ser “pulada”. Um pouco menos crítico do que o comitê de avaliação da agência, mas com uma ação de reprovação um tanto mais chamativa.

Minha barba. Minha vida.