50 anos atrás, a THINK! soltou sua primeira campanha pela conscientização no trânsito com relação ao álcool.

A THINK! é um projeto do governo britânico que busca informar e conscientizar sobre segurança no trânsito em geral. O álcool, grande causador de acidentes de carro, tem sido colocado em pauta desde o primeiro comercial em 1964.

Desde que foi criada, o número de vítimas de acidentes de trânsito causados por embriaguez caiu de 1640 para 230 por ano na Inglaterra.

É uma queda bem significativa, mas afinal, será que podemos dizer que 230 mortes é aceitável?

Assim, a THINK! nos convida a continuar com a luta, porque uma morte é tão grande quanto muitas mortes.

A campanha de aniversário é um filme muito bonito, produzido pela Rogue e com direção de Mark Zibert, que traz como trilha sonora a animada e icônica “Celebration” feita em 1980 pelo Kool & the Gang. A música sempre remeteu a festas, diversão, os velhos e bons anos 80, mas nesse caso, ela tem um tom contraditório quando cantada por equipes de resgate, hospital e ambulâncias na cena de um acidente de trânsito causado pelo álcool. No final, o corte inesperado da música provoca um impacto, e traz a tristeza que o som camuflou.

Conseguimos criar a história sem nem mesmo mostrarem o que aconteceu, a festa, a diversão e a bebedeira podem ser associadas à música que tocava no carro em alto volume. Quando a consciência é perdida pelo álcool, a vítima assume a direção e assim acaba com a sua festa e a de outros também.

A primeira campanha de 1964 foi feita pela Halas & Batchelor.

Música, música e música.