O destino das garrafas PET, material de fácil reciclagem, muitas vezes ainda é o lixo comum, que vai parar em aterros sanitários ou lixões. Além da própria reciclagem, destino final em que a garrafa já não poderá mais ser utilizada em seu formato original, há também a reutilização das garrafas. Nesse processo, a garrafa, ou partes dela, são utilizados para se produzir objetos de natureza diferente da inicial.

Podemos encontrar sofás feitos de garrafas PET, bolsas, artesanatos, utensílios de cozinha e muitos outros itens. Muitas vezes o processo resulta em objetos um tanto controversos, como o tumblr É sustentável, mas é Horrível se propõe a apresentar. Fugir do senso comum e do universo infantil tem se mostrado verdadeiro desafio até mesmo para designers de embalagem e de produto.

A Ogilvy & Mather Chinesa, buscando uma solução para o problema, apresenta o 2nd Lives, que, em um único kit, apresenta até 16 opções de reutilização da garrafa PET.

A variedade de utilizações, muitas bem pouco usuais, é o grande trunfo dessa ação. Destaque especial para a incrível tampinha que transforma a garrafa em um canetão com ponta de feltro, podendo o usuário encher com a tinta de sua preferência.

Sim, o kit permite que se deixe de consumir produtos que teriam, de outra maneira, suas embalagens descartadas,mas ainda assim, alguns dos itens que vêm no kit não parecem que terão uma vida útil muito grande, o que leva a crer que não demorarão muito a serem descartados também.

Ou será que o descarte de todas as novas peças já foi pensado, otimizando ainda mais a sustentabilidade da ação? Espera-se que sim.

 

Minha barba. Minha vida.