Todo game, em sua essência, guarda um problema a ser resolvido. De certa forma, a lógica de jogar games nos conduz a pensamentos para solucionar determinadas dificuldades.

Desses princípios derivam as ideia ligadas ao que convencionou-se chamar de “gamification”. Karl Kapp, autor do livro “Gamification of Learning and Instruction” define o termo como o “uso de mecânicas de jogos, estética lúdica e ‘game thinking’ para engajar pessoas, motivar ações, promover aprendizado e resolver problemas”.

Independente de buzzwords, é interessante observar que determinadas ações de comunicação podem usar mecânicas de games em suas interfaces para solucionarem problemas.

Um caso interessante que podemos trazer para esta discussão é de um evento que acontece na Holanda anualmente chamado Queen’s Day. Historicamente nesse evento há um número enorme de homens urinando nas ruas devido ao consumo de cerveja. A prefeitura da cidade resolveu este problema de uma maneira lúdica e ainda ensinou algo positivo para os participantes do evento.

O vídeo case está no idioma flemish, mas é possível entender sua essência.

Go gamers!

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Vince Vader

Vicente Martin (@vincevader) é professor de criação digital e supervisor do departamento de criação da ESPM. Estuda, desenvolve e é apaixonado por games.

Os colunistas do Newronio são professores, alunos, profissionais do mercado ou qualquer um que tenha algo interessante para contar.