Sinapse por Alessandra Tussi, 31/08/2009.

A lógica do consumo Newronio

 

– Você sabe por que prefere comprar determinados produtos, enquanto ignora outros?

– Você quer saber se alguma marca usa ou já usou propaganda subliminar para fazê-lo comprar algo?

– Sabia que as advertências nas embalagens de cigarros tem ajudado a estimular o consumo e não a suprimi-lo?

– Você sabia que é preciso menos de dois segundos e meio para um consumidor tomar a decisão de comprar?

– Quer saber qual a relação entre religião e marcas?

– Quer saber detalhes interessantes de estratégias de marketing das marcas Marlboro, Calvin Klein, Ford e Coca-Cola?

– Como consumidor, você quer saber quais são as estratégias persuasivas das marcas? E como profissional de marketing, quer saber como o neuromarketing pode ajudá-lo a vender mais por menos? Então, esse livro é para você!

Resenha: A lógica do consumo

Autor: Martin Lindstrom
Editora: Nova Fronteira
Páginas: 207
Conheça o site do livro e saiba mais:http://www.alogicadoconsumo.com.br

O livro contém uma descrição de um amplo estudo realizado sobre neuromarketing. Para quem não sabe, neuromarketing é uma espécie de casamento entre o marketing e a ciência. Através das técnicas de mapeamento do cérebro é possível entender os desejos e sentimentos subconscientes que impulsionam as nossas decisões diárias de compra. O estudo descrito nesse livro derruba uma série de mitos que temos sobre o que faz com que as pessoas comprem determinados produtos, inclusive a crença de que a utilização do sexo na publicidade ajuda a aumentar as vendas. Veja, abaixo, apenas algumas das relevantes informações contidas nesse livro:

O neuromarketing e… Por que o consumo de cigarros está aumentando?

CigarroMartin Lindstrom explica porque as advertências posicionadas nas embalagens de cigarro (”fumar causa câncer de pulmão”, “fumar causa impotência”, etc.), não só não estão diminuíndo o consumo de cigarros como o estão estimulando. Essas advertências estimularam áreas do cérebro dos fumantes conhecidas como “ponto do desejo”. Quando essa área é estimulada, o corpo exige doses ainda mais altas para aplacar o desejo. Ou seja, as advertências, no cérebro dos fumantes, só faz aumentar o desejo de fumar ainda mais. Isso quer dizer que os bilhões de dólares que mais de 123 países investiram nessas campanhas não só foi em vão, como surtiu efeito contrário! Aumento no consumo de cigarros, aumento de doenças relacionadas com o cigarro e, consequentemente, aumento dos gastos com saúde pública. Aliás, uma curiosidade sobre o cigarro é que na China, milhões de fumantes acreditam que fumar pode curar o mal de Parkinson e melhorar o desempenho no trabalho. Lá mais de trezentas milhões de pessoas, incluindo 60% dos médicos, fumam. E a estimativa é de que até 2025 1,6 bilhão de pessoas serão viciadas em cigarro.

Merchandising funciona? American Idol e os casos da Ford e da Coca-Cola

Shell NewronioA superexposição aos comerciais de TV (pesquisas indicam que uma pessoa típica consegue lembrar apenas de 2,21 comerciais dentre os que assistiu durante toda a sua vida) e o advento de novas tecnologias (como o TiVo, que permite que os espectadores pulem os comerciais de TV) tem aumentado muito a utilização do merchandising. Mas será que ele realmente funciona? Martin, neste livro, explica o sucesso do merchandising da Coca-cola no programa American Idol e também porque o merchandising da Ford nesse programa não só não funcionou como contribuiu para o aumento das vendas dos outros produtos propagandeados durante o programa (o que resultou para a Ford em um prejuízo de US$ 26 milhões!). Martin também explica as estratégias de merchandising no filme “Top Gun – Ases Indomáveis” e porquê ele resultou em um aumento de 40% das vendas dos óculos Ray-Ban e de 500% (!) no recrutamento para a Marinha Americana. Por que um merchandising funciona e outro não? Como fazer um merchandising que resulte em um enorme aumento nas vendas? Leia o livro e encontrará a resposta!

Por que queremos comprar iPod, iPhone, BlackBerry, Harley-Davidson e Guitar Hero?

iPod NewronioInteressante a leitura do capítulo 3 para entender a teoria dos neurônios-espelho e saber porque certos produtos exercem fascínio sobre nós. Sabia que estamos programados geneticamente para comprar determinados produtos que ajudam a incrementar nosso status, pois é o status que ajuda a melhorar nosso sucesso reprodutivo e ajudar na sobrevivência da nossa espécie? Interessante, não? E é pela influência dos neurônios-espelho que metade dos fumantes adquiriram o hábito de fumar por causa dos cigarros nos filmes, assim como modelos magérrimas acabam provocando aumento assustador nos casos de anorexia! Aproveite e leia também, no mesmo capítulo, como uma loja de roupas americana se tornou um fenômeno para os jovens (veja as estratégias que foram utilizadas para criar esse sucesso!). O futuro da publicidade está nos neurônios-espelho e não nas propagandas enganosas!

Propaganda subliminar funciona? Que empresa fez/faz? E apelar para o olfato funciona?

Café NewronioQuem estudou um pouco sobre marketing já ouviu falar sobre uma estória de inserção de propaganda subliminar com o intuito de aumentar as vendas de Coca-Cola e pipoca em uma projeção de cinema. Sabia, no entanto, que essa estória foi inventada e que os resultados foram forjados pelo pesquisador? Eu também não sabia. Nesse livro, o autor explica toda essa estória. Sabia que em muitas lojas é utilizada uma espécie de gravação (que somente nosso subconsciente consegue captar) com as mensagens “não se preocupe com o dinheiro” e “imagine que você tem um assim”, para aumentar as vendas em pelo menos 15%?

– Sabia que aquele cheirinho maravilhoso de carro novo nada mais é do que um aroma que é borrifado antes do carro sair da fábrica?

– Sabia que quanto mais rostos sorridentes você vê em uma loja, mas a sua propensão a pagar mais caro pelos produtos expostos na loja? Quer saber o motivo? Leia o livro!

– Sabia que uma simples frase impressa na embalagem de um perfume fez as vendas aumentarem consideravelmente? Leia esse case no livro!

– Sabia que a embalagem do Nescafé é cuidadosamente fechada para liberar o máximo da fragrância de café assim que aberta?

– Sabe por que muitas lojas de roupas borrifam aroma de baunilha logo na entrada? Por que a principal loja de eletrônicos da Samsung em Nova York tem cheiro de melão maduro? E sabia que alguns restaurantes e cadeias de fast-food borrifam aroma de batata frita para incentivá-lo a entrar na loja para fazer sua refeição? Está tudo explicado no livro!

O capítulo quatro do livro explica também porque a propaganda subliminar funciona melhor até do que comerciais na televisão e porque a ênfase em mostrar a logomarca da empresa muitas vezes não é a melhor estratégia. Leia e confira!

E mais!

– Compreenda porque a criação de rituais pode ajudar a vender muito mais! Leia o caso da Guiness e o ritual que eles criaram para aumentar consideravelmente as vendas de suas cervejas nos bares;

Compras Newronio

– Saiba porque o medo está sendo cada vez mais utilizado para vender produtos!

– Por que os Jogos Olímpicos de Pequim estavam cheios de números “8″ e por que os Chineses pagam milhões por placas de carro contendo o número “8″?

– Por que o Kit Kat se tornou o chocolate de maior sucesso no Japão?

– Por que outros MP3 players como o Zune da Microsoft não conseguem obter o sucesso de vendas do iPod, que conseguiu criar um ritual em torno do uso do produto?

– O que fé e religão tem a ver com marcas? E como a sua marca pode tirar proveito disso? Veja exemplos do Google, Nokia, Apple, IBM, Coca-Cola, Ferrari e Harley-Davidson. Imperdível a leitura dos estudos com marcas “fortes” e “fracas” nas páginas 109, 110 e 111.

Newronio

– Por que a utilização de um cachorrinho em um comercial fez uma marca de papel higiênico conseguir a liderança de vendas no setor?

– Como transformar uma comoção nacional pelo cancelamento de um show do Pavarotti em um incrível sucesso de vendas para uma marca de pastilhas?

–  Por que os supermercados modernos estão instalando as padarias na entrada da loja (e não mais nos fundos)?

– Sabia que a inspiração para a cor dos iMacs foi as balas infantis?

Coca-cola Newronio

– Como supermercados fazem para aumentar as vendas de produtos provenientes de diferentes países?

– Saiba por que produtos como New Coke, Coca-Cola BlaK, Segway e o videogame E.T. da Atari foram um fracasso de vendas.

– Saiba como utilizar o neuromarketing para fazer seu produto ter sucesso no mercado!

* Saiba mais e adquira todo o conhecimento contido nesse livro em * http://www.alogicadoconsumo.com.br

 

Alessandra Tussi possui o site www.justale.com.br (hub de várias outras páginas). É Diretora de Marketing e Comunicação da Sociedade Brasileira de Teletrabalho e Teleatividades e será colaboradora aqui do Newronio.

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