Sinapse por B.Young, 16/03/2010


Hoje, a leitura de notícias na forma impressa começa a entrar em desuso e usar a web para obter informações entra a toda vapor. Muitos alegam para quê pagar o papel se é possível ter um jornal de graça como o Jornal Metro. O papel do jornal é sujo e em muitas casas é colocado para os cachorros.  Mas calma, isso não quer dizer que é o fim do jornal…

Como todos sabem, usar a internet tornou-se tão comum em nossas vidas que todos usam para fazer uma pequena busca sobre algum tema, checar e-mail, buscar noticias, estar dentro de tudo que acontece no mundo. Ok,  momento globalização força total, até aí, todos já sabem, mas o que realmente surpreende é o crescimento das redes sociais como o facebook, Orkut, twitter e entre outros no mundo inteiro. Tá, muito legal isso, mas o que isso influencia no mundo? você se pergunta. Se isso é tendência, com certeza, as empresas do mundo inteiro vão usar disso para gerar dinheiro.

Pois bem, atendendo as novas exigências do mundo globalizado, o jornal Estado de São Paulo foi o primeiro no Brasil a inovar com a sua publicação. No domingo, dia 14, a sua mudança na sua estrutura de apresentação e veiculação de reportagens foi apresentada. E até mesmo a tipografia do jornal mudou, deixando mais legível. A partir desse dia, o jornal estará ligado diretamente com a web. Ou seja, tornando-se mais dinâmica. Uau! Agora o Estadão usa do Twitter, Orkut, Facebook para manter circulando noticias, mantendo maior contato com os leitores e através disso incentivará a conversa. Hoje, o jornal não é mais só o papel impresso e algumas manchetes escritas; muita informação circula por aí graças ao boom da internet, e as pessoas querem debater  sobre os assuntos abordados e isso espalha mais as informações, tornando o site do jornal como local de debates.


Ah! Em relação a  nova forma de comunicar, a mudança que o Estadão tomou não é novidade no mundo, porque o jornal britânico The Guardian já aplicou essa fórmula com sucesso. Muitos dos seus leitores abrem discussões no blog do seu site e isso fica aberto ao público, então qualquer pessoa pode ler o assunto e postar algum comentário, e isso gera mais comentários e acaba viralizando. E para aqueles que querem ler através de seus Ipads ou Iphones, o jornal New York Times redesenhou seu site para atender seus leitores. Então toda estrutura do jornal na web fica adaptado ao aparelho do leitor. Isso mostra a adaptação que os jornais tomam para continuar em circulação. O papel impresso começou a ser desvalorizado, mas isso não quer dizer que com a informação irá acontecer o mesmo.

Quer mais? Como diriam os profissionais do telemarketing, entre em contato conosco por Twitter: @NewronioESPM @BeYoung1990