Em uma época onde as nossas listinhas de entretenimento audiovisual são otimizadas por inteligências artificiais, a HBO lança uma campanha alfinetando a Netflix, grande protagonista precursora do uso em massa do sistema de algoritmo.

Tendo isso em mente, a HBO aproveitou para cutucar a rival e promover seu novo serviço HBO Max, lançando “Recommended by Humans”. A ideia da campanha é justamente trazer recomendações feitas por pessoas, que também fazem parte do público da empresa, ao invés do algoritmo espertinho. Todas as indicações, reproduzidas em forma de replicações de tweets e videos amigáveis, estão disponíveis no site da plataforma.

A era dos serviços de streaming como potências do entretenimento parece se consolidar mais a cada ano que passa; com Netflix, Amazon Prime Video e HBO GO disputando o final de semana do publico, e a Disney prestes a lançar a bomba do Disney + em 12 de novembro nos Estados Unidos, ainda em 2019, é possível ver que a forma como assistimos series e filmes está mudando para sempre.

A fim de se manter firme nessa competição, a Netflix aposta alto no seu controverso sistema de algoritmo, o grande aconselhador quase onisciente que seleciona exatamente o que você estava procurando, com base em toda a sua atividade pela plataforma. Porém, o maior problema dessa ferramenta é justamente o desconforto do público em se sentir vigiado, principalmente em meio a uma pauta global de segurança virtual de dados.

Baiano, amigão da vizinhança, ecochato, escritor amador e mestre pokémon nas horas vagas.