Com o crescimento da tecnologia VR, aparecendo cada vez mais em jogos interativos e especialmente em vídeos no Youtube, muitos pensaram em como ela poderia influenciar o cinema. Talvez o espectador se tornasse onipresente, talvez ele fosse parte da história ou até mesmo poderia interagir e causar consequências no enredo. Mas o que poucos pensaram foi na tecnologia como meio para criar filmes, uma nova forma de produção audiovisual.

O animador, compositor e designer MuRo pretende demonstrar esse potencial por meio de seu projeto Make It Film!, um software criado na engine Unity no qual o usuário pode dirigir cenas pré-programadas de bonecos interagindo entre si, usando o VR como uma câmera virtual. O próprio criador demonstra como uma boa direção pode trazer emoção até para bonecos 3D, colocando sua teoria em teste.

Talvez o uso da realidade virtual ainda não se consolide em um filme completo, mas com certeza prova que pode ser um treino bom e acessível, levando-se em conta de que não é necessário sair de casa, arranjar atores ou saber animar, apenas ter habilidade com a câmera na mão. Afinal, apesar de nada ali ser real, a experiência de captar imagens ao vivo é. O vídeo abaixo demonstra um pouco mais como funciona o projeto.

O designer japonês ainda não revelou se pretende comercializar o software, o utilizando apenas para demonstrar e testar suas ideias, mas com certeza veremos mais coisas do tipo no futuro próximo – seja para treino ou para uma produção completa.

Viciado em Games, viciado em futebol, viciado em cinema, viciado em séries e viciado em drogas pesadas: leite, glúten e anime.