#éoquetemprahj por Lucas Youssef, 08/06/2010
“I feel a lot better when stupid brazilian people do not put those stupid tags on the TTs.” A frase anterior, numa tradução livre, significa: “Eu me sinto muito melhor quando esses brasileiros idiotas não colocam essas tags idiotas nos TTs.” Sim, essa é a imagem que os brasileiros estão engajando entre os usuários do Twitter de outros lugares do mundo. Idiotas.
Os Trending Topics deveriam surgir espontaneamente cada vez que um assunto entra em destaque, como o lançamento de Alejandro, hoje. Mas tags como BRCine e BrRestart estão chegando ao topo dos TTs todos os dias porque uma “meia dúzia” de pré-adolescentes sem nada para fazer resolve que é divertido mostrar ao mundo seu amor por bandas que ninguém mais gosta – e ninguém deveria gostar, com o perdão da palavra.
Daí surge uma questão: de quem é a falha? Do Twitter, que deveria manter esses TTs apenas para o Brasil e deixar os TTs Worldwide para os assuntos que tenham realmente alcance mundial? Ou das crianças brasileiras que não conseguem usar a internet sem, passando longe de exageros, difamar o resto da nação? Não vamos controlar o que a molecada faz, certo? Então será que não é hora do Twitter estabelecer filtros melhores para os TTs? Talvez tenha passado da hora.