Se você é um grande fã de filmes, provavelmente deve criar, mesmo que mentalmente, listas de atributos incomuns que encontra em filmes. Algumas pessoas são um pouco mais mórbidas e gostam de contar os cadáveres de cada filme que assistem.

Esse é o caso de Randal Olson, estudante de doutorado em Engenharia e Ciência da Computação, que criou a plataforma colaborativa Movie Body Counts para, justamente, contar os mortos. Nela, pode-se conferir as contagens, por filme, diretor ou franquia.

Screen shot 2014-05-28 at 6.02.06 PM

 

O grande campeão é Peter Jackson, com um grande impulso devido à absurda quantidade de 836 mortes em Senhor dos Anéis: O Retorno do Rei.

Seguindo essa linha de quantificar coisas nos filmes, temos o interessantíssimo Data Movie (que foi assunto de um post aqui), que procura contar quase tudo que aparece dentro de um filme e apresentar os resultados em divertidos infográficos.

Para os fãs de Tarantino e sua obra prima Pulp Fiction, grande decepção! O filme, tido por muitos como um dos mais boca-suja do cinema, não figura nem entre os top 20 na lista de filmes que mais frequentemente usam a palavra “fuck” do Wikipedia.

E também, como não poderia faltar, para aqueles que se interessam por aspectos mais mercadológicos dos filmes, o site The Numbers apresenta informações financeiras de alguns dos maiores blockbusters. É interessante que o site também apresenta uma lista com tabelas onde os dados foram cruzados e diferentes “rankings” foram estabelecidos, como o filme com o maior lucro líquido (Avatar), o maior orçamento (também Avatar) ou o maior retorno de investimento (dessa vez Atividade paranormal, que com U$450.000 de investimento gerou receita de quase U$ 90 milhões).

Bem, para gostar de cinema não é necessário saber de nada disso, mas alguns filmes nunca mais são vistos da mesma maneira depois de se conhecer alguns desses dados.

Minha barba. Minha vida.