Sinapse por Fernanda Belk, 10/09/2009

PINFANTIL1

É crescente o número de empresas investindo no público infantil. Além de também estarem atentos as novidades, assim como todos os outros, são influenciadores de compra e são bastante influenciados por pessoas ao seu redor. As crianças praticamente crescem mexendo em computadores, mp3, celulares, e são impactados por este tipo de produto. Elas também querem o que os adultos querem.

Apostando nisso, as algumas empresas começaram a criar mecanismos para atrair cada vez mais os pais destes mini-consumidores. Segurança e monitoramento são os principais atributos agregados a produtos vendidos para crianças, e seus pais.

kid mobile

Um exemplo de produto para este público é o Zoodles. É um site online, especialmente para crianças, em que segurança e aprendizado são seus principais objetivos.  Já no cadastro dá para notar uma coisa interessante: quando você coloca a idade, não pode ter nascido antes de 1997. Em seguida aparece uma lista de itens de segurança que os pais precisam responder (partem do princípio que os próprios pais estão fazendo o cadastro).  Saber se  a criança é daltônica ou possui problemas auditivos (há programa especial para crianças com estes problemas) fazem parte da lista de perguntas. E por fim, é possível escolher entre se cadastrar de graça ou o programa Premium (que é pago e possui alguns itens adicionais). As crianças só podem acessar conteúdo seguro, que é aprovado por uma equipe de educadores profissionais. As atividades estão dispostas de acordo com a idade e habilidade da criança.

Picture 2

 

É interessante ver a quantidade de redes sociais voltadas para eles. O Kideos é um site igual ao Youtube, só que agregando a segurança, monitoramento dos pais e conteúdo por idade. A Kid Swirl é o facebook para crianças. É igualzinho ao facebook de verdade, mas também, como todos os outros sites, com todas aquelas características por trás.

O Penguin Club é um site para crianças, onde é simulada a vida humana através de personagens pinguins (similar ao jogo The Sims). Este jogo online de  realidade alternativa é monitorado  e seguro, não sao permitidos palavrões ou temas impróprios para as crianças.  

club_penguin_penguins

O caso dos celulares infantis também se insere neste contexto. Todos os celulares que estão sendo lançados para este público possuem botões coloridos para crianças que são pequenas demais. Além disso, o celular pode ser configurado para ligar de um único botão para tal número específico. A bateria não pode ser removida com facilidade e não quebra facilmente.

A Optimus, empresa de Portugal, lançou o telefone móvel Winx para o público infantil. As características dele agregam os atributos funcionais de um telefone normal, de tarifas simples, em que os pais conseguem bloquear chamadas, monitorar ligações e saber onde os filhos estão (com um tipo de GPS/localização geografica).  

Foi lançado também o celular das princesas, que basicamente é um Nokia decorado com as princesas da Disney e vendido pela C&A.

Picture 3

Até Netbook  foi parar na mão dos pequenininhos: versão Disney para crianças. 

Mas afinal, porque os pais compram celular para as crianças? Suprir necessidades de não estarem mais ao lado delas, segurança ou apenas porque os pequenininhos querem? Para se obter sucesso com produtos voltados para eles, é e fundamental conquistar os papais e essa conquista acontece “fisgando” as crianças pelos personagens que elas mais gostam e por cores chamativas.

 

(: TwiiiiitterrING xD @fefebelk@NewronioESPM