Sinapse por Gi Maradei, 16/06/2010

Na lista dos acontecimentos mais interessantes que os jogos de futebol durante a copa do mundo da África já tivemos as vuvuzelas, o cala boca Galvão , o onde esta você Fátia Bernades e agora as lindas mulheres da torcida holandesas que foram  expulsas do estádio por estarem, supostamente, realizando publicidade encoberta.

Para quem ainda não sabe, o fato foi que na segunda feira, durante o jogo da Holanda, 36 loiras apareceram nas arquibancadas vestidas com um cusrtissimo vestido laranja da cor da torcida. Obviamente elas chamaram a atenção pela beleza, pela empolgação e pela a uniformização, mas nada que parecesse passar do album das beldades da UOL. Eis que a FIFA decidi dar um cartão vermelho para as meninas e literalmente expulsar as mesmas do jogo ameaçando até prende-las pela realização da propagnda da cerveja Bavaria, marca que não é patrocinadora da copa e que portanto não deve ser divulgada durante os jogos.

A partir desse dia descobriu-se que o vestido fazia parte de um pacote promocional que a marca de cerveja oferecia para os clientes como parte da sua campanha para a Copa, e que as mulheres não eram holandesas e sim sul africanas. Quanto a empresa? O seu pronunciamento não confirma nem nega nada, apenas diz que os vestidos não possuiam o emblema da marca e que cada um deveria ter o direito de vestir o que quiser.

Cá para nós esse vai ser o mais perto que se consseguirá chegar da verdade. Não há como provar que tanta repercurção é sorte demais para uma marca só, ou que houve uma estratégia muito bem desenvolvida para se chegar a esse ponto, por mais que o vídeo abaixo mostre que alguem planejou e resgistrou tudo direitnho. E afinal porque ela entram fantasiadas de wally?.

A FIFA definitivamente não poderia permitir tal ação vinda de um não patrocinador, mas com toda certeza poderia ter uma outra atitude, afinal se a idéia era frear a ação e não dar a visibilidade que essa marca deseja, eles fizeram exatamente o oposto não só levando a marca até aqui e até muitos outros blogs, mas também praticamente pedindo que dissessemos aos criadores e planejadores da Bavaria os nossos parabéns pela ousadia, o sucesso, e a eficiencia. Foram somente 36 ingressos, 36 cachês e 36 vestidos, números irrisórios se fomos pensar na quantidade de torcedores de um daqueles estadios ou no preço do patrocinio de uma copa do mundo, mas que deram toda a projeção que a marca poderia desejar.

Twittando: @NewronioESPM @GiMaradei