Aqui no Brasil, a onda de pequenas e microcervejarias estourou recentemente. Não que elas não existissem, mas não tinham investimento ou mesmo planos de expandirem e se tornarem ainda mais conhecidas. Isso começou a mudar faz pouco tempo, mas lá fora já não é novidade.

A Bélgica é um exemplo interessante: é o país com o número mais alto de cervejarias per capita do mundo e algumas delas são centenárias e sua produção pouco mudou nesses anos todos.

Mas o mais divertido de uma cervejaria pequena é a possibilidade de ousar em sua comunicação como pouquíssimas cervejarias grandes se atrevem a fazer, com medo de perder seu market share ou brand equity. 

A cervejaria americana New Belgium Brewery, é uma homenagem ao país mais cervejeiro do mundo e tem uma proposta bem diferente de negócio: a tranquilidade, camaradagem e a sustentabilidade são regras de seu ambiente de trabalho.

E a marca resolveu passar isso para sua comunicação em uma série bastante non sense de vídeos, que acompanham o psicólogo Dr. Don, que troca o consultório e o divã por seu sofá-bicicleta e uma rodada de cerveja.

Sim, isso mesmo que você leu.

O clima dos comerciais é bem bacana, mas mais legal ainda é saber que há cervejarias que levam esse papo de slow mode a sério e tentam incutir isso em suas práticas industriais.

 

Minha barba. Minha vida.