A nova campanha do The Sunday Times, Icons utiliza da magia do cinema para recriar ícones da cultura mundial. Lá temos referências ao Pensador, do escultor Rodin; aos cartazes de Forrest Gump, Madman; a um detalhe do teto da Capela Cistina, de Rafael; a um poster de Cães de Aluguel e , por fim, à dupla de música eletrônica Daft Punk.

O incrível nesta produção é que não foram usados efeitos especiais digitais, cada vez mais comuns nas produções cinematográficas (o making of você pode conferir aqui). O jogo de luzes cria uma ambientação diferente para cada um dos momentos, levando em conta o contexto da imagem original (a brancura cegamente do cartaz de Forrest Gump ou o contraste máximo do de Mad Men). Em video para a música Sparkles and Wine, da OPALE, o diretor Nacho Guzman usou da experimentação com os ângulos e cores da iluminação para criar um efeito vertiginoso e interessante.

A tática de criar um anúncio visualmente interessante totalmente analógico para gerar buzz também com seu making of, que desmistifica todo o processo de produção ao mesmo tempo que encanta com a engenhosidade da execução. Um bom exemplo anterior disso é o Scent Vacation, da Old Spice, com pouquíssimas alterações digitais e MUITOS truques de câmera e movimentação do cenário.

Minha barba. Minha vida.