Em 1938 Mario de Andrade resolveu fazer uma expedição pelo território brasileiro para documentar a cultura nacional que já naquela época sofria ataques que ameaçavam sua existência e até sua memória.

O Departamento de Cultura criado pelo poeta modernista juntamente com o escritor Paulo Duarte, que mais tarde se tornou o que é hoje a Secretaria Municipal de Cultura, organizou a viagem que passou por mais de trinta localidades em seis estados reunindo material etnográfico principalmente no campo musical.

Nesse mesmo espírito de descobrimento e valorização da cultura nacional, a Professora de Cinema da ESPM Rose Figueiredo publicou sua pesquisa de conclusão de Pós-doutorado em Tecnologia da Inteligência e do Design Digital, que tem como resultado o projeto Terra de Macunaíma.

O intuito é mostrar um pouco das manifestações culturais de todas as regiões do Brasil em fotos, áudios ou vídeos que podem ser enviados por qualquer um no site do projeto.

Essa iniciativa vem chamando atenção inclusive fora do Brasil. A Universidade Complutense de Madrid deu destaque ao projeto em seu site.

A cultura de uma nação é um organismo vivo que está sempre em movimento e iniciativas como a do Projeto Terra de Macunaíma são cada vez mais necessárias nos dias de hoje.

Então se você tem algo a contribuir ou quiser saber mais sobre a cultura do povo brasileiro acesse www.terrademacunaima.com

Agência de Publicidade da ESPM